Alunos de escolas municipais aprendem sobre educação fiscal

Em parceria com o Projeto Guarda Faz Escola, cerca de 50 crianças participaram da oficina de Educação Fiscal, comandada por representantes da Secretaria Municipal de Economia, nessa quarta-feira (12), na Escola Baltazar de Mendonça, que recebeu a quarta edição do Guarda Faz Escola.

O Projeto é uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Economia, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Turismo, Segurança Comunitária e Convívio Social, e Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, além da Superintendência de Transporte e Trânsito.

De acordo com Danielle Monteiro, assessora da Semec, falar sobre tributos e impostos para crianças é um desafio e é preciso encontrar um jeito lúdico para difundir este conhecimento. “Não é fácil falar sobre impostos para eles. A gente cria jogos, utiliza músicas, mostra fotos de melhorias na cidade como forma de apresentar para eles que o imposto está sendo aplicado ali. E com isso, a gente planta a semente da cidadania que, sem dúvidas, em algum momento irá germinar. Encontramos uma forma divertida de falar de um assunto que nem todo mundo gosta”, destacou.

Na oficina de Educação Fiscal, as crianças aprendem sobre cidadania, o que são os impostos e como o cidadão contribui para o desenvolvimento da cidade. “Trabalhamos para que eles sejam disseminadores do conteúdo apresentado e que eles consigam levar este conhecimento até o adulto que está em casa”, complementou Danielle.

Veja também  Alagoanos participam da etapa infantil dos Jogos Escolares da Juventude

A oficina acontece quinzenalmente, de acordo com o cronograma do Projeto Guarda Faz Escola, e é uma das ações do Programa de Educação Fiscal de Maceió.

O Programa de Educação Fiscal do município tem como missão transformar  a geração atual e futura, contribuindo para uma melhor compreensão quanto aos direitos e deveres do cidadão, por meio do incentivo à construção de uma consciência fiscal, onde cada indivíduo consegue compreender qual o papel social dos tributos no desenvolvimento local e qual o seu papel enquanto agente transformador da sociedade.

Isis Correia/ Ascom Semec

Compartilhe: