Assistente Social recebe Comenda por trabalho desenvolvido em Maceió

O Dia Nacional e Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foi marcado por uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Maceió. Além da discussão sobre as políticas públicas de combata ao crime, a servidora efetiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) Eunice Novaes foi agraciada com a Comenda Neide Castanha, pelos relevantes serviços prestados à rede de proteção da criança e do adolescente da capital.

Eunice é assistente social há 20 anos e há quase nove anos trabalha na Semas. Entre os trabalhos que mais marcaram sua luta pela política de Assistência Social, está a coordenação das unidades de acolhimento, onde pode “mudar a visão” das pessoas que trabalham com crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. Após sua coordenação, as crianças passaram a ser vistas como sujeitos de direitos e não apenas como uma obrigação do serviço público.

“Ter o meu trabalho reconhecido publicamente é uma grade satisfação. É um reconhecimento importante para quem milita na Política de Assistência Social. Essa Comenda dá um gás para continuar trabalhando e acreditar na construção de uma rede de proteção eficiente”, ressaltou Eunice.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, que indicou à Câmara o nome da servidora para receber a comenda, destacou a dedicação da Eunice Novaes ao trabalho diário na Semas. “É importante ressaltar que esta dedicação da Eunice ao trabalho de garantir os direitos de crianças e adolescentes muitas vezes faz com que ela esteja ausente em casa. Mas em nome de todos os servidores da Semas, queremos agradecer pelo trabalho na rede de proteção e parabenizar por esta justa homenagem”, enfatizou a secretária.

Veja também  Saúde promove ações para o Dia Mundial sem Tabaco

Ainda durante a sessão proposta pela vereadora Tereza Nelma, a juíza titular da 28ª Vara da Infância e Juventude, Fátima Pirauá, também foi agraciada pela Comenda. “O 18 de maio é uma data representativa para que a população não esqueça que é importante combater o abuso e a exploração sexual e a gente aproveita a data para trazer a discussão e agraciar pessoas que têm relevantes trabalhos na defesa das crianças e adolescentes”, disse a vereadora.

Comenda

A Comenda Neide Castanha foi instituída pela Resolução nº 648, de 23 de julho de 2010. A honraria é concedida a instituições públicas e privadas, nacionais e locais, a personalidades da sociedade civil, inclusive in memoriam, em reconhecimento à significativa contribuição nas ações relativas às lutas contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Neide Castanha é referência no Brasil e no exterior na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Natural de Januária (MG), ela se formou em Serviço Social, com especialidade em políticas públicas e direitos da criança e do adolescente. Foi coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), ONG de pesquisa, capacitação e articulação, responsável, entre outros projetos, pela criação da metodologia do serviço nacional de denúncia sobre casos de violação aos direitos de crianças e adolescentes, o atual Disque 100.

Flávia Duarte/ Ascom Semas

Compartilhe: