Atividade no Cras Bebedouro eleva autoestima e fortalece vínculos de idosos

As atividades semanais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) têm elevado a autoestima de centenas de idosos que são atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió.

No Cras Bebedouro, as atividades físicas têm atraído cada vez mais idosos. Todas as terças e quintas-feiras, as tardes são agitadas com o professor Robson. Os 50 homens e mulheres do grupo de idosos referenciado no Cras trabalham o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de palestras e aulas de dança.

De acordo com a técnica de referência do Serviço de Convivência da Unidade, a assistente social Marta Alves, através deste acompanhamento com o Cras Bebedouro, os idosos têm acesso a informações sobre direitos, trabalham a família e mudança de hábitos através da alimentação e cuidados com a saúde.

“O grupo de idosos já existia, mas desde que passou a ser referenciado no Cras, eles têm mais visibilidade e mais oportunidades. Além das orientações que passamos, tem atividades esportivas e apresentações culturais, uma vez que eles ensaiam danças e se apresentam pela cidade”, diz a assistente social, destacando que atualmente o grupo ensaia a dança carimbó.

Veja também  Fiscalização eletrônica de trânsito volta a funcionar em Maceió

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, reforça que as atividades desenvolvidas nos Cras e nos Serviços de Convivência têm realmente esse foco de integrar a comunidade, de incluir socialmente e promover a qualidade de vida. “Através dos Cras, os idosos têm acesso aos direitos, à cultura, ao lazer. Estas atividades trabalham o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares dos idosos assistidos”, afirmou.

O Cras Bebedouro funciona na Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro (Antiga Granja) e atende famílias em vulnerabilidade social dos bairros de Chã de Bebedouro e Bebedouro.

Ascom Semas

Compartilhe: