Audiência do PPAM 2018-2021 ouve moradores da Região III

As audiências públicas para Construção do Plano Plurianual Municipal (PPAM) 2018-2021 da capital alagoana chegam à reta final. Nessa quarta-feira (12), a terceira região administrativa de Maceió foi a contemplada com o evento realizado na Escola Municipal Radialista Edécio Lopes, no Pinheiro.

Na oportunidade foram discutidas políticas públicas para os bairros de Farol, Pitanguinha, Pinheiro, Gruta de Lourdes, Canaã, Santo Amaro, Jardim Petrópolis e Ouro Preto.

Essa foi a sexta audiência consultiva, das oito que estão previstas. Faltam apenas as regiões  I e II sediarem o evento.

De acordo com Jailton Nicácio, diretor de Planejamento Orçamentário da Secretaria Municipal de Economia, a participação da sociedade nas discussões ainda é tímida, mas no entanto a contribuição daqueles que se dispõe a participar tem sido importante para a condução do plano.

“Nas audiências, os participantes apontam suas principais necessidades e definem prioridades para as ações já planejadas da Prefeitura. As pessoas ainda não tem o hábito de aproveitarem a gestão participativa para ajudar no desenvolvimento da sua cidade. Porém, quem tem ido tem deixado propostas maduras que passarão pela análise dos técnicos da Prefeitura e tendo viabilidade técnica aprovada será incluída nas ações a serem desenvolvidas neste período do plano”, destacou Jailton.

O PPAM contém o planejamento de médio prazo do município, onde consta tudo o que será feito em um prazo de quatro anos.

Veja também  Prefeitura avança com obras de recapeamento em bairros

“O momento para a população contribuir para a construção de uma cidade melhor é agora. É um espaço democrático com um só objetivo fazer uma Maceió melhor”, disse o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede.

A metodologia das audiências envolve a discussão de três eixos base – Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Infraestrutura, e Ambiente. Todas as propostas passam pela análise de técnicos da Prefeitura que avaliam a viabilidade técnica, social e econômica.

O PPAM é um instrumento previsto no Artigo 165 da Constituição Federal e no Art. 74 da Lei Orgânica Municipal, que sintetiza o planejamento previsto para o município de Maceió para um período de quatro anos. No documento devem constar todas as ações que a Prefeitura e suas entidades irão executar ao longo dos próximos quatro anos, sejam essas ações atividades contínuas ou projetos de investimento.

Além de participar nas audiências presenciais, a população pode deixar sua contribuição pelo Portal do Cidadão – www.portaldocidadao.maceio.al.gov.br, até o dia 19 de julho.

Confira abaixo o cronograma de Audiências Consultivas:

15/07-Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Palmeira, Vergel do Lago (Região II);

19/07-Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Orlando Araújo, na Ponta Verde (Região I).

Audiências Devolutivas – 19/08 – Escola Paulo Henrique Costa Bandeira, Benedito Bentes; 26/08- Escola Municipal Major Bonifácio Silveira, Bebedouro.

Isis Correia/ Ascom Semec

Compartilhe: