Bebedouro sedia quinta audiência do Plano Plurianual Municipal

Mais uma audiência pública foi realizada no último sábado (8), para que a Prefeitura de Maceió possa receber demandas referentes às principais necessidades das comunidades das oito regiões administrativas da cidade e traçar metas e ações para o período de 2018-2021. Desde junho, a Secretaria Municipal de Economia vem realizando audiências públicas para construção do Plano Plurianual Municipal (PPAM) 2018-2021. Desta vez, foi a comunidade de Bebedouro que sediou o evento e discutiu políticas públicas para os bairros de Chã de Bebedouro, Bebedouro, Chã da Jaqueira, Petrópolis, Santa Amélia, Fernão Velho, Rio Novo, Bom Parto e Mutange.

“Esta é a quinta audiência que realizamos e a qualidade das propostas que nos chegam tem sido muito boa. A participação da população reforça a parceria que deve existir entre sociedade e gestão pública para construir uma cidade melhor”, disse Jailton Nicácio, diretor de Planejamento Orçamentário da Secretaria Municipal de Economia.

Três eixos base são discutidos nas audiências: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Infraestrutura e Ambiente. Cada participante ouve os esclarecimentos da metodologia, apresentado por técnicos da Secretaria Adjunta de Planejamento Orçamentário da Semec, e depois segue para as salas temáticas para dar sua contribuição no cenário de construção do plano.

Além de participar nas audiências presenciais, a população pode deixar sua contribuição pelo Portal do Cidadão – www.portaldocidadao.maceio.al.gov.br. “As propostas recebem o mesmo encaminhamento daquelas dadas nas audiências presenciais. Elas são enviadas para as pastas responsáveis para avaliação de viabilidade técnica”, complementou Nicácio.

Veja também  Call center da SMTT passa por manutenção nesta terça-feira

O PPAM contém o planejamento de médio prazo do município, onde consta tudo o que será feito em um prazo de quatro anos. Ao todo, serão oito audiências consultivas, uma em cada região administrativa, e duas devolutivas.

O Plano é um instrumento previsto no Artigo 165 da Constituição Federal e no Art. 74 da Lei Orgânica Municipal, que sintetiza o planejamento previsto para o município de Maceió para um período de quatro anos. No documento devem constar todas as ações que a Prefeitura e suas entidades irão executar ao longo dos próximos quatro anos, sejam essas ações atividades contínuas ou projetos de investimento.

A próxima audiência será realizada na Escola Municipal Edécio Lopes, no Pinheiro.

Confira abaixo o cronograma de Audiências Consultivas:

12/07- Escola Municipal Radialista Edecio Lopes, no Pinheiro (Região III);

15/07-Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Palmeira, Vergel do Lago (Região II);

19/07-Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Orlando Araújo, na Ponta Verde (Região I).

Audiências Devolutivas

19/08-Escola Paulo Henrique Costa Bandeira, Benedito Bentes;

26/08- Escola Municipal Major Bonifácio Silveira, Bebedouro.

Isis Correia/Ascom Semec

Compartilhe: