Bebedouro sedia quinta audiência do Plano Plurianual Municipal

Mais uma audiência pública foi realizada no último sábado (8), para que a Prefeitura de Maceió possa receber demandas referentes às principais necessidades das comunidades das oito regiões administrativas da cidade e traçar metas e ações para o período de 2018-2021. Desde junho, a Secretaria Municipal de Economia vem realizando audiências públicas para construção do Plano Plurianual Municipal (PPAM) 2018-2021. Desta vez, foi a comunidade de Bebedouro que sediou o evento e discutiu políticas públicas para os bairros de Chã de Bebedouro, Bebedouro, Chã da Jaqueira, Petrópolis, Santa Amélia, Fernão Velho, Rio Novo, Bom Parto e Mutange.

“Esta é a quinta audiência que realizamos e a qualidade das propostas que nos chegam tem sido muito boa. A participação da população reforça a parceria que deve existir entre sociedade e gestão pública para construir uma cidade melhor”, disse Jailton Nicácio, diretor de Planejamento Orçamentário da Secretaria Municipal de Economia.

Três eixos base são discutidos nas audiências: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Infraestrutura e Ambiente. Cada participante ouve os esclarecimentos da metodologia, apresentado por técnicos da Secretaria Adjunta de Planejamento Orçamentário da Semec, e depois segue para as salas temáticas para dar sua contribuição no cenário de construção do plano.

Além de participar nas audiências presenciais, a população pode deixar sua contribuição pelo Portal do Cidadão – www.portaldocidadao.maceio.al.gov.br. “As propostas recebem o mesmo encaminhamento daquelas dadas nas audiências presenciais. Elas são enviadas para as pastas responsáveis para avaliação de viabilidade técnica”, complementou Nicácio.

Veja também  Petrobras reajusta preços da gasolina e do diesel neste sábado

O PPAM contém o planejamento de médio prazo do município, onde consta tudo o que será feito em um prazo de quatro anos. Ao todo, serão oito audiências consultivas, uma em cada região administrativa, e duas devolutivas.

O Plano é um instrumento previsto no Artigo 165 da Constituição Federal e no Art. 74 da Lei Orgânica Municipal, que sintetiza o planejamento previsto para o município de Maceió para um período de quatro anos. No documento devem constar todas as ações que a Prefeitura e suas entidades irão executar ao longo dos próximos quatro anos, sejam essas ações atividades contínuas ou projetos de investimento.

A próxima audiência será realizada na Escola Municipal Edécio Lopes, no Pinheiro.

Confira abaixo o cronograma de Audiências Consultivas:

12/07- Escola Municipal Radialista Edecio Lopes, no Pinheiro (Região III);

15/07-Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Palmeira, Vergel do Lago (Região II);

19/07-Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Orlando Araújo, na Ponta Verde (Região I).

Audiências Devolutivas

19/08-Escola Paulo Henrique Costa Bandeira, Benedito Bentes;

26/08- Escola Municipal Major Bonifácio Silveira, Bebedouro.

Isis Correia/Ascom Semec

Compartilhe: