Chuvas: confira os cuidados necessários no trânsito

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) alerta para os cuidados necessários para transitar com mais segurança pelas vias de Maceió durante o período chuvoso. O Instituto Climatempo estima que as chuvas intensas na capital alagoana prossigam durante a primeira quinzena de julho.

A primeira recomendação é que os condutores trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada. “Orientamos os condutores, principalmente de motocicletas, que tenham mais cautela nesses dias”, recomenda o assessor da Divisão de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatísticas da SMTT, Carlos Moura.

A visibilidade reduzida também prejudica o tráfego nas vias durante as chuvas e outras dicas da SMTT para os condutores são respeitar a velocidade máxima das vias e a sinalização de trânsito, e acender os faróis dos veículos.

Manter uma distância segura com relação ao veículo da frente para evitar colisões também é recomendado. “É importante verificar os limpadores de vidro, evitar locais onde poças de água podem esconder buracos e dirigir em baixa velocidade, com atenção redobrada para que acidentes não ocorram”, alerta Moura.

Como proceder após acidente

Em caso de acidente sem vítimas, quando só há danos materiais, os veículos envolvidos devem ser removidos da via para evitar qualquer obstrução no trânsito ou novos acidentes. O condutor que não desobstruir a via será autuado de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.

Veja também  Projeto Domingo é Meia é publicado no Diário Oficial do Município

O serviço de levantamento de dados de acidentes de trânsito da SMTT pode ser acionado pela Central de Rádio Operação da SMTT (3315-3590).

Ascom SMTT

Compartilhe: