Circuito chama atenção para luta das pessoas com deficiência

Nessa quinta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou uma grande mobilização com o tema ‘Deficiente é o seu Preconceito’ no calçadão do comércio de Maceió.

Várias entidades que atuam com pessoas com deficiência no município participaram da ação levando serviços gratuitos e informação à população. Foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão, massagem corporal, arte-terapia, oficina de Língua Brasileira de Sinais(Libras) e orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O dia de mobilização também foi marcado por apresentações culturais, mostrando a capacidade e superação de pessoas com deficiência. A banda Afrolllozi, formada por crianças e adolescentes da Pestalallozi, tocou para os presentes, os adolescentes da Fandown fizeram uma apresentação de dança e o coral do grupo de idosos do Pam Salgadinho também se apresentou.

A secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, falou da importância dessa mobilização. “Foi muito bom ver as entidades que atuam com pessoas com deficiência juntas nesse dia de luta para efetivação de direitos.  Além disso, foi um momento de sensibilizar a população para que entendam as dificuldades das pessoas com deficiência e lutem em favor da causa”, disse a gestora.

Durante as atividades também aconteceu o Circuito Inclusivo, fazendo as pessoas vivenciarem as dificuldades das pessoas com deficiência. Para a coordenadora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Analina Calheiros,  o Dia Nacional de Luta é um dia de reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência. “ Montamos um Circuito Inclusivo no estande para que sociedade sinta na pele as dificuldades das pessoas com deficiência e percebendo essas dificuldades se unam a essa luta”, ressaltou.

Veja também  Prêmio Culturas Populares: confira o resultado de habilitação

O publicitário Edson Marinho percorreu o circuito e sentiu as dificuldades. “A pessoa com deficiência consegue superar os obstáculos da vida. Mas o que deve ser mais difícil  para elas é a acessibilidade”, disse .

mobilizacao-pessoa-com-deficiencia-13

O publicitário Edson Marinho fazendo o Circuito Inclusivo. Foto: Ascom Semas

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

O evento organizado pela Coordenação do Direitos da Pessoa com Deficiência da Semas contou com vários parceiros, a exemplo do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

 

Compartilhe: