Coleta seletiva porta a porta aumenta renda de cooperativas

Há um ano, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana, contratou 4 cooperativas de catadores para a implantação da coleta seletiva porta a porta. A contratação foi resultado de um processo pioneiro e que se tornou referência no Brasil. Com a ação, o número de cooperados aumentou e a renda de cada cooperativa também.

Atualmente são atendidas 18 mil residências, em nove bairros: Cruz das Almas, Pontal, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Benedito Bentes, Serraria, Antares e Jacarecica. A meta da Prefeitura é aumentar esse número nos próximos anos. Para isso, tem incentivado a criação de novas cooperativas de catadores na cidade.

Para praticar a coleta seletiva é simples, basta separar seus resíduos em secos e molhados. Resíduo molhado é o lixo orgânico, as sobras de comida, aquele que não serve para a reciclagem; e o resíduo seco é o que pode ser reciclado, como os materiais feitos de papel, plástico, vidro e metal. Para se cadastrar na coleta, o cidadão deve ligar para a Central de Limpeza da Slum (0800 082 2600) e seguir as orientações.

Roteiro das cooperativas

A Cooplum, a Coopvila, a Cooprel do Benedito Bentes e a Cooprel da Serraria foram as contratadas. Confira abaixo qual cooperativa atende o seu bairro.

  • Cooplum: Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Jatiúca, Ponta Verde (até a Sandoval Arrochelas)
  • Coopvila: Ponta Verde (a partir das Sandoval Arrochelas), Pajuçara e Pontal
  • Cooprel do Benedito Bentes: todo o complexo do Benedito Bentes
  • Cooprel da Serraria: Serraria, Antares e Jardim Petrópolis
Veja também  Operação coíbe desrespeito a ciclofaixa no Barro Duro

Pontos de Entrega Voluntária (PEV)

Os bairros que ainda não são atendidos com a coleta porta a porta receberão Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de material reciclável. A Prefeitura já instalou nove PEV’s: na Praça do Centenário, no Farol; na Praça Genésio de Carvalho, na Gruta; na Praça da Faculdade, no Trapiche; na orla da praia de Ponta Verde; no Terminal do Graciliano Ramos; na Praça do Colégio Atheneu, no Salvador Lyra; na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro; em Guaxuma, na Praça do Conjunto Gurguri, e no Feitosa, na Praça Nossa Senhora de Fátima.

Sarah Mendes / Ascom Slum

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Compartilhe: