Consciência Negra: Prefeitura participa de atividade na Serra da Barriga

O Projeto “Vamos Subir a Serra!” foi além das atividades promovidas na tenda instalada na Praça Multieventos, localizada na Pajuçara. Nesse sábado (18), integrantes do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e convidados subiram a Serra da Barriga, em União dos Palmares, literalmente.

A visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, inaugurado em 2007, foi uma das ações simultâneas do projeto, que realiza até este domingo (19) uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20).

Entre as atividades realizadas na tenda montada na Praça Multieventos estão o ciclo de palestras, a feira de produtos afro e quilombolas, as apresentações culturais e o desfile de moda e estética negra.

Visitantes conheceram um pouco da istória de resistência no Quilombo dos Palmares. Foto: Ascom Fmac

Visitantes conheceram um pouco da história de resistência no Quilombo dos Palmares. Foto: Ascom Fmac

O “Vamos Subir a Serra!” é realizado pelo Anajô com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Para a coordenadora de Políticas Públicas Alternativas da Fundação, Filomena Félix, as ações voltadas ao segmento da cultura afro-brasileira têm sido garantidas pelo órgão desde 2013.

Veja também  Confira a programação da Seminfra para esta quinta-feira

“Nós estamos apoiando eventos ligados à cultura afro-brasileira há cinco anos e esse projeto novo foi um divisor de águas porque ele vai além do víeis cultural. Ele veio para contribuir, sobretudo, com a formação cidadã e trazer esclarecimentos sobre o que é a nossa negritude”, disse a coordenadora.

Segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Semas, Tereza Olegário, o apoio do Município contribui com a valorização da cultura afro-brasileira e a disseminação da história de resistência da comunidade negra em Alagoas.

“A Semas apoiou o evento com o deslocamento de palestrantes e a contratação de oficineiros que participaram das atividades na Praça Multieventos. É muito gratificante poder participar desse momento promovido aqui na Serra da Barriga porque estamos no solo sagrado onde os nossos ancestrais lutaram pela própria vida. Perceber o semblante de gratidão das pessoas que aqui estão é maravilhoso”, destacou.

Robson Muller/Ascom Fmac

Compartilhe: