Coordenação de Farmácia capacita profissionais do município

Cerca de 40 farmacêuticos da rede municipal de saúde participaram, nos dias 07 e 08 deste mês, do 2º Módulo do curso Cuidado Farmacêutico no SUS – Capacitação em Serviços, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).

De acordo com a coordenadora desse projeto, a farmacêutica Cláudia Aires, o município de Maceió foi um dos três pólos do Nordeste selecionados pelo CFF para sediar a capacitação, não só por atender aos critérios de inclusão e contar com o apoio da gestão para a liberação dos farmacêuticos para o treinamento, mas também por garantir as condições necessárias para sua implantação nas unidades de saúde da Capital.

“O município de Maceió tem uma situação privilegiada quanto à presença do farmacêutico em praticamente todos os Serviços de Farmácia, o que não é a realidade na maioria das cidades do país”, afirma Cláudia Aires, que é coordenadora do projeto no Pólo Maceió.

capacitacao-farmacia-2

O Cuidado Farmacêutico é um serviço clínico em que o profissional se responsabiliza pela farmacoterapia do usuário, objetivando prevenir e resolver problemas relacionados ao uso de medicamentos, como a falta de adesão do paciente ao tratamento, ocorrência de possíveis reações adversas, entre outros, contribuindo para a melhoria da eficiência e qualidade da atenção à saúde.

Veja também  Instituto Lagoa Viva realiza formação com gestores escolares

O curso ainda terá continuidade em outros três módulos, que serão realizados no final deste mês (29 e 30 de novembro) e em fevereiro (06 e 07) e março (08 e 09 de março) de 2018, fechando assim todo o ciclo de capacitação.

Ascom SMS

Compartilhe: