Cortejo na orla marca abertura da 5ª edição do Giro dos Folguedos

Na tarde desse domingo (1º), a orla marítima da capital foi tomada pelas cores e ritmos dos grupos culturais que participaram do cortejo de abertura da nova temporada do projeto Giro dos Folguedos. Cerca de 50 grupos de Coco de Roda, Bumba Meu Boi, Afoxé, Pífano, Guerreiro, Capoeira, Pastoril e Forró Pé de Serra percorreram a Avenida Silvio Carlos Viana sob a luz do sol que realçava o brilho das fantasias e dos tambores.

O cortejo teve concentração no antigo Alagoinhas e seguiu em direção à região dos Sete Coqueiros, onde os grupos se apresentaram sobre um tablado. Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, o encontro dos folguedos evidencia a diversidade das manifestações culturais.

Giro de Folguedos aconteceu na orla de Ponta Verde. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Giro de Folguedos aconteceu na orla de Ponta Verde.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“O cortejo mostra a força da nossa cultura popular por meio de um espetáculo lindo que tem a cara da nossa cidade. Aproveito o momento para convidar maceioenses e turistas para as três próximas edições do Giro dos Folguedos, que acontecem sempre aos domingos à tarde na orla”, disse o presidente.

A coordenadora do grupo Afoxé Ofá Omin, Jeane Yara da Silva, acredita que o projeto valoriza e dissemina as manifestações culturais. “Foi uma ótima iniciativa do Município. Esperamos que o cortejo volte a acontecer nos próximos anos para que possamos mostrar o nosso trabalho e produzir mais cultura”, afirmou.

Giro de Folguedos aconteceu na orla de Ponta Verde. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Giro de Folguedos aconteceu na orla de Ponta Verde.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Segundo o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, o cortejo de abertura do Giro de Folguedos deve inspirar mais um encontro de grupos culturais em Maceió.”Esse projeto, que tem encantado as pessoas que moram aqui e as que estão visitando a cidade, está celebrando a nossa cultura por meio de uma política muito responsável adotada pela Fundação de Cultura de Maceió. Planejamos abrir o verão com um novo cortejo após a repercussão positiva desse primeiro encontro de folguedos”, contou.

O cortejo, que deu início à quinta edição do Giro dos Folguedos, encerrou a programação de abertura da campanha Maceió Rosa. O projeto é realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fmac, desde 2013.

Veja também  Previsão do tempo aponta predominância de sol no final de semana em Alagoas

Robson Muller/ Ascom Fmac

Compartilhe: