Creas atende população com direitos violados

Nos cinco Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) localizados em diversos bairros da capital, a população encontra serviços especializados e continuados para famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica e sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Estes equipamentos sociais, vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), atendem crianças, adolescentes, idosos, mulheres e qualquer pessoa que teve seus direitos violados.

Os usuários podem ter acesso a serviços especializados, dos quais se destacam o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) para à população em situação de rua, o Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade; e o Serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas respectivas famílias.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, os Creas possuem uma rede de profissionais capacitados que trabalham com vítimas de violações de direitos. “É importante que a população conheça o trabalho realizado nesses equipamentos sociais e lá sejam informados como identificar e denunciar qualquer tipo de violência ou violação de direito”, ressaltou.

Veja também  Oficina oferece educação alimentar a pessoas com albinismo

A Semas ainda informa que existe um  serviço disponível para encaminhamento de denúncias de qualquer caso de violação de direito, por meio do Disque Direitos Humanos – Disque 100. A ligação é gratuita, e o serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado. Essas denúncias recebidas no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Confira os endereços e telefones dos cinco Creas existentes em Maceió:

Creas Paefi Jatiúca fica na Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, número 210, Jatiúca.  Telefone: (82) 3315-1605;

Creas Paefi Poço fica na Praça Raul Ramos, sem número, Poço. Telefone: (82) 3327-3239;

Creas Paefi Orla Lagunar fica na Rua Santos Pacheco, número, 342, Prado. Telefone: (82) 3221-2309;

Creas Paefi Santa Lúcia fica na Avenida Belmiro Amorim, número 346, Santa Lúcia. Telefone: (82) 3315-6428;

Creas Paefi Benedito Bentes fica no Conjunto Cidade Sorriso II, Rua P, Quadra E, Lote 7, Benedito Bentes. Telefone: (82) 3315-5919.

Ascom Semas

 

Compartilhe: