Cuidadores de idosos participam de formação no PAM Salgadinho

O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal de Saúde, promove um encontro de formação para cuidadores de idosos todos os meses no PAM Salgadinho. As orientações são ministradas por profissionais da Saúde e estudantes. Os cuidadores participam de palestras, dinâmicas e recebem material para curativos.

A dona de casa Maria Cristina, 50, conta que sempre participa das palestras e fica atenta a cada orientação. “Acho importante estar aqui porque cuido de meu pai de 87 anos que se encontra acamado e aqui a gente fala de algumas dificuldades do dia a dia, escuta o que deve ser feito e aprende muito”, afirma Cristina.

A reunião entre os cuidadores e os profissionais da saúde aconteceu no Pam Salgadinho. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Formação de cuidadores acontece periodicamente no Pam Salgadinho. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A médica Ana Claudia, que coordenou as atividades nesta quarta-feira (29), informa que os participantes têm algum parente acamado e que sempre buscam compartilhar situações delicadas do dia a dia. “É um papel difícil, o do cuidador, e é preciso conscientizar que o trabalho deve ser feito com carinho e amor”, destaca Cláudia.

“Atendemos semanalmente estes pacientes, mas são os cuidadores que estão por perto e aqui eles ficam sabendo o que fazer em diversas situações, como chamar o serviço de emergência, por exemplo, e tomar as primeiras medidas”, explica a médica.

Veja também  Greve dos professores é decretada ilegal pela Justiça

Edileuza Matias é estudante do curso técnico em Cuidado de Idosos, do Centro Universitário Tiradentes (Unit), e garante que as formações também proporcionam experiência para a vida profissional. “É ótimo ouvir todas estas pessoas que já convivem com a realidade de cuidar de idosos e, para que ainda está estudando, é sempre bem-vindo o conhecimento”, diz a estudante.

Thiago Aquino (estagiário) – Secom

 

Compartilhe: