Dia do Dentista tem ações de promoção da saúde bucal

Em alusão ao Dia Nacional da Saúde Bucal e ao Dia do Dentista, comemorado no dia 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma ação na praia da Ponta Verde dando orientações sobre prevenção e detecção do câncer bucal. O trabalho foi coordenado pela Gerência de Saúde Bucal da SMS, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Durante a ação, a população teve acesso ao exame de diagnóstico do câncer bucal e aprendeu como se faz o autoexame bucal, que pode ajudar na detecção precoce da doença, o que representa mais chances de cura e sobre a importância da saúde bucal, bem como a técnica correta de higienização.  Houve ainda aplicação tópica de flúor-ATF e escovação supervisionada com entrega de escovas.

A dentista Sônica Ferreira e sua equipe fizeram exames e os pacientes que apresentaram algum tipo de lesão já receberam a solicitação de exames complementares e/ou foram encaminhados para o PAM Salgadinho para continuidade do tratamento.

whatsapp-image-2017-10-23-at-10-19-12-4

A ação na praia foi comandada pelo Grupo de Prevenção da SMS, formado por dentistas e técnicos em saúde bucal. A gerente de Saúde Bucal, Thaysa Dória Gatto, explicou que a finalidade da iniciativa foi chamar a atenção para os riscos das doenças bucais e suas formas de prevenção. “Além do câncer, existem outras doenças como HPV e manchas brancas, entre outros. Os profissionais conscientizaram as pessoas sobre as formas de prevenir as doenças e orientar sobre a importância da higiene bucal”, explicou Thaysa.

Veja também  Programas Se Liga e Acelera melhoram desempenho de alunos

whatsapp-image-2017-10-23-at-10-19-12-3

 

Amanda Vieira – Ascom SMS

Compartilhe: