Dia do Feirante é comemorado nesta sexta-feira

Esta sexta-feira, 25 de agosto, Dia do Feirante, não é um dia qualquer para os milhares de comerciantes das feiras e mercados públicos a capital. É dia de comemorar as vitórias conquistadas com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

A Semtabes tem desenvolvido ações nos nove mercados públicos da capital, além das feiras livres, organizando, administrando e fiscalizando a atividade dos feirantes.

Seu Manoel da Silva é feirante há mais de 30 anos e possui uma banca de cereais no bairro do Benedito Bentes. Ele trabalhava comercializando produtos no atacado. “Eu vim da roça e não tenho medo de serviço. Antes de vir, eu já negociava. No congelamento da economia, eu deixei de negociar. Perdi muita coisa. Quando acabou o congelamento, tudo o que eu tinha foi embora. Vim para o mercado e tive que recomeçar quase do zero”, conta o feirante.

Ele afirma que a crise na economia brasileira fez o movimento no mercado cair. “Eu já ia fechar. Há uns dois anos, eu estava fechando. A crise é nacional. Mas agora com a nova administração e a Secretaria estamos indo bem. Eles fizerem a diferença. Eu posso dizer que já melhorou 100% do que era antes”, afirmou Manoel.

Veja também  Feirinha do Tabuleiro vai passar por reordenamento

O secretário municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária , Ricardo Lessa, destaca as principais manutenções realizadas, como instalação de novos equipamentos, limpeza, revisão elétrica, esgotamento sanitário, reformas e pinturas, além da implantação do novo sistema de cadastro de permissionários e feirantes, que moderniza os processos.

Ricardo Lessa, secretário do Trabalho Abastecimento e Economia Solidária. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Ricardo Lessa, secretário do Trabalho Abastecimento e Economia Solidária. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“A Secretaria está realizando ações e tem muitos projetos para dar apoio aos feirantes. Nosso trabalho é esse e vamos continuar a fomentar o trabalho e emprego da nossa região, levando mais dignidade ao trabalho de cada um. Aproveito para parabenizar todos os feirantes, que são trabalhadores autônomos e batalhadores do dia a dia. Hoje é um dia especial para todos eles”, colocou Lessa.

O Dia do Feirante é comemorado em todo o País. A data foi escolhida em decorrência do primeiro documento que regularizou, em 1914, a feira do Largo General Osório, no estado de São Paulo. Desde então, o dia ficou como marco na história das feiras livres e mercado em todo o Brasil.

Ascom Semtabes

Compartilhe: