Fiscalização verifica funcionamento de cronotacógrafos

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió, em parceria com o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Alagoas (Inmeq-AL) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizaram nesta segunda-feira (03) uma operação de verificação do funcionamento de cronotacógrafos em veículos que passaram pela Avenida Menino Marcelo, Cidade Universitária e pela Travessa Penedo, no Feitosa.

O equipamento permite verificar se o veículo trafega dentro do limite de velocidade permitido para a via, uma vez que ele registra o percurso percorrido dentro de determinado tempo. “Todos os veículos de carga e acima de dez lugares, em que a presença do cronotacógrafo é obrigatória, foram parados na blitz. O foco foi fiscalizar o funcionamento e o correto uso desse instrumento”, explica a assessora de Divisão de Fiscalização de Regulares da SMTT, Vanessa Sampaio.

A operação registrou 29 infrações, sendo 11 delas por irregularidades com os cronotacógrafos. Os principais veículos abordados durante a operação foram os transportes escolares, complementares e ônibus. “Esse tipo de fiscalização ocorre semestralmente. Geralmente ocorrem entre cinco a seis operações por semestre envolvendo equipes de trânsito e transporte da SMTT, do Inmeq-AL e recentemente o apoio do BPTran”, afirmou Vanessa Sampaio.

Veja também  Confira o horário dos mercados na Sexta-Feira da Paixão

Para a assessora, o benefício que a fiscalização proporciona à população é a certeza de estar utilizando um serviço de transporte com todos os instrumentos de segurança em dia, regularizados e verificados pelos órgãos competentes.

“Uma vez que o cronotacógrafo registra a velocidade do veículo, a fiscalização auxilia na prevenção de acidentes, já que a população terá como verificar se o veículo está dentro do limite de velocidade para a via”, avalia a assessora.

Ascom SMTT

Compartilhe: