Gestantes são orientadas sobre garantias de direitos

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no bairro do Prado, dedica uma manhã por semana para atender um grupo de mulheres bastante especial. São gestantes que fazem o pré-natal na Unidade de Saúde Durval Cortez que recebem orientações sobre as garantias de direitos da mulher e dos futuros filhos.

“Na próxima segunda, dia 3 de abril, vamos orientar as futuras mamães sobre a rede de serviço à saúde. Nos encontros do grupo de gestantes surgiram as seguintes dúvidas: para onde ir e quem procurar na hora em que entrar em trabalho de parto? Por isso vamos chamar profissionais da área de saúde para informar onde esse tipo de atendimento pode ser realizado”, disse a coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco.

No encontro realizado esta semana, as gestantes receberam orientações sobre os cuidados com a saúde, a importância do pré-natal, bem como sobre a participação do pai como apoiador, incentivador e parceiro da mulher durante todo o período de gestação e do nascimento do bebê.

A coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado explica que os encontros realizados com as gestantes utilizam a metodologia das rodas de conversas e as dúvidas e esclarecimentos que são expostos nas reuniões semanais são frutos das demandas das participantes que procuram o equipamento social da Semas para receber as orientações que vão melhorar a qualidade de vida das mulheres e dos bebês.

Veja também  Técnicos cadastram feirantes da linha férrea na Levada

O Cras Dom Adelmo Machado fica na Rua João Ulisses Marques, número 112, Prado, arás do Parque da Pecuária. O telefone para informações é o 3315-1586.

Cícero Rogério/ Ascom Semas

Compartilhe: