Guarda Municipal recebe comenda na Câmara de Maceió

O guarda municipal José César Tenório Pimentel foi homenageado, na manhã desta quinta feira (26), com a Comenda Policial Civil Anderson de Lima Silva, durante sessão especial, realizada no plenário da Câmara Municipal de Maceió. A outorga foi proposta pelo vereador Galba Neto (PMDB) e aprovada pelos demais parlamentares que integram a Casa de Mário Guimarães.

A comenda foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 575, de 30 de dezembro de 2014, e presta uma homenagem ao policial que foi morto em serviço durante um assalto a uma agência da Caixa Econômica Federal em Maceió, em novembro de 2009. Sendo destinada a agraciar personalidades integrantes dos órgãos de segurança pública de Alagoas que tenham destaque no desempenho do trabalho.

Prestigiaram a sessão solene, além do vereador Galba Neto, o deputado estadual Galba Novaes (PRB); o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), coronel Ivon Berto; o inspetor geral da Guarda, Edson Cavalcante; a presidente da Associação dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas (Agmeal), Claudia Santana; Solange Dias, da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Guarda; Romildo Temudo, da União dos Guardas Municipais Evangélicos do Estado de Alagoas (Ugmeal); e o conselheiro tutelar, Cacá Martins, entre outros.

Autoridades, amigos e colegas de farda compareceram para prestigiar o GM

Autoridades, amigos e colegas de farda compareceram para prestigiar o GM

O vereador Galba Neto destacou que a escolha do homenageado foi feita de forma democrática, por meio da Agmeal, uma das entidades representativas da categoria. “É importante que a Câmara e a sociedade tambem reconheçam isso, essa forma correta de se administrar e fazer uma boa segurança comunitária. É um reconhecimento a toda a corporação, por meio da comenda ao Pimentel. E, parabenizo ao comandante da pasta, coronel Ivon, pela forma dinâmica de fazer a Guarda mais participante em sua administração”, reconheceu.

A presidente da Agmeal, Claudia Santana ressaltou a dedicação e competência do colega: “ao longo desses mais de 20 anos na história da GM, o Pimentel sempre é o nome que se destaca, sem desmerecer ninguém. Por isso, nós queríamos fazer essa homenagem”, afirmou. Emocionado, Pimentel, disse que não esperava receber essa honraria, “me sinto muito honrado e feliz por receber essa homenagem, principalmente por ser no mês em que se comemora o Dia Nacional da Guarda Municipal, não tenho palavras para expressar tanta emoção. Sou grato tambem a minha família, especialmente a minha esposa por estar sempre ao meu lado”, revelou.

Veja também  Mercado do Artesanato oferece variedade de produtos juninos

Para o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, o guarda Pimentel representa a dedicação ao trabalho, “é um profissional que tem credibilidade e nos deixa muito honrado em tê-lo por perto em função do trabalho que desenvolve. Ele tem conhecimento das atividades operacionais e administrativas. Se cada município puder ter um GM com o perfil, o caráter, a condição profissional que tem o Pimentel, estará muito bem representado”, reconheceu.

O secretário anunciou, ainda, que em breve serão adquiridas algumas conquistas para a categoria, entre elas, o Plano de Cargos e Carreira, a implantação do serviço voluntário remunerado e a verba de uniforme. Uma equipe da secretaria está elaborando um projeto para encaminhar ao poder executivo solicitando a realização de concurso público para a Guarda Municipal, uma vez que o último foi realizado no ano 2000.

José César Tenório Pimentel foi agraciado com a Comenda Policial Civil Anderson de Lima Silva

José César Tenório Pimentel foi agraciado com a Comenda Policial Civil Anderson de Lima Silva

O homenageado

Pós graduado em Gestão de Pessoas e graduado em Ciências Contábeis, tambem concluiu o curso de técnico em gestão de recursos humanos. Ao longo da carreira, fez diversos cursos de formação profissional, com destaque para os mais recentes em finanças públicas e educação fiscal para as prefeituras do Estado de Alagoas, e de capacitação do sistema de gestão de convênios e contratos de repasse (Siconv).

Casado com Roseane Sátiro e pai de dois filhos, Pimentel – como é chamado pelos colegas – ingressou na Prefeitura de Maceió, há 23 anos, como servidor comissionado. Ele destaca como momento mais marcante de sua trajetória profissional, o ano de 1995, quando fez o concurso e foi nomeado guarda municipal, tomando posse do cargo em 1996. Esse foi o primeiro concurso realizado para a Guarda Municipal de Maceió e ele foi o segundo colocado entre os mais de 900 aprovados.

Já foi coordenador de Polícia Administrativa da Guarda Municipal, chefe de Divisão de Administração Financeira e Orçamentária. Exerceu, ainda, o cargo de secretário municipal adjunto de Segurança Comunitária e Cidadania, entre outros. Na corporação, trabalhou como operacional, inclusive no Grupamento de Ação e Apoio Operacional (GAAO) e, nos últimos anos, desenvolve suas funções no setor administrativo-financeiro da Secretaria.

Ascom Semscs

Compartilhe: