Implantação de galerias no acesso à Ceasa vai prevenir alagamentos

O serviço de manutenção e construção de galerias da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) é uma das principais ações em execução para a reparação dos danos causados pelas chuvas em Maceió e para prevenção de novos alagamentos na cidade. Na região da Forene, no bairro Santos Dumont, novas galerias e bocas de lobo estão sendo implantadas para facilitar o escoamento da água no local. O serviço, iniciado na última quinta-feira (10), tem a finalidade de acabar com um alagamento crônico no local. A obra tem previsão de durar 30 dias.

De acordo com o gestor da Seminfra, Ib Brêda, a ação é de grande relevância para a localidade, uma vez que a água acumulada invadia a via e ocasionava perigo aos motoristas e problemas no pavimento.  “A água ficava acumulada em uma praça e no entorno dela. Estamos dando o destino para uma galeria que fica a 240 metros mais na frente. É uma obra importante para o local, pois essa água passava para a pista, trazendo risco para quem transitiva por ali, além da abertura de muitos buracos no asfalto. É uma parte que fica entre Maceió, Satuba e Rio Largo, mas os serviços estão sendo executados do nosso lado”, explica o secretário.

e11bfad4-05f5-416f-867a-c18b052f40ff

Seminfra executa obra de implantação de galerias no acesso à Ceasa, no Santos Dumont; Fotos: Secom Maceió

A execução da drenagem inclui a construção de catorze bocas de lobo, oito poços de visita (P.V) e a implantação de 240 metros de tubos PEAD de 600 milímetros. “É uma intervenção maior do que a realizada na Avenida Menino Marcelo, em frente ao campo do Corinthians. Estamos fazendo a drenagem em um local onde não existia, para tirar as águas que iam para os conjuntos residenciais. Devemos ficar trabalhando aqui em torno de um mês”, informa o coordenador geral de drenagem, Esdras Maia.

Veja também  Merendeiras participam de concurso nacional de Alimentação Escolar

Assim como as ações de recuperação de vias, as ações de drenagem estão sendo executados diariamente pelas equipes operacionais da Seminfra, seja com serviços de execução, manutenção ou recuperação. Segundo Ib Brêda, os pontos de alagamento estão sendo mapeados pelos técnicos do órgão.

“Estamos sempre identificando os locais com água acumulada, a exemplo do trabalho realizado em frente aos Correios, na Avenida Durval de Goés Monteiro e da Via Expressa. A gente vem levantando esses locais para poder terminar com os problemas de alagamentos. Nem sempre conseguimos agir no inverno, mas os pontos estão mapeados para que, no verão, a obra seja realizada e o problema não volte a acontecer nas próximas chuvas”, esclarece o gestor.

d10051d2-f870-41f4-ad82-046617121af1

Seminfra executa obra de implantação de galerias no acesso à Ceasa, no Santos Dumont; Fotos: Secom Maceió

Todo cidadão pode informar pontos crônicos de alagamento. Basta ligar para os telefones 3315-5005 e/ou 3315-5008 e dizer com precisão o local que precisa de intervenção.

Nesta segunda-feira (14), receberam os serviços de recuperação de vias e manutenção de galerias as seguintes localidades: Avenida Durval de Góes Monteiro (Tabuleiro); BR-104, retorno de acesso à Avenida Paulo Holanda (Cidade Universitária); Travessa Conselheiro José Francisco Vieira (Trapiche); Pitanguinha; Conjunto Castelo Branco (Jatiúca); Avenida Empresário Lourival Lobo Ferreira (Chã da Jaqueira); Avenida Governador Lamenha Filho (Feitosa); obras de drenagem no acesso ao Ceasa;

Cayo Borges e Suana Nobre/ Secom Maceió e Ascom Seminfra

Compartilhe: