Iprev alerta sobre mudanças para declaração do IR 2018

A Prefeitura de Maceió, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev),  alerta aposentados e pensionistas com pagamento gerenciado pelo Instituto sobre mudanças para a declaração do Imposto de Renda 2018.

O Iprev orienta que aposentados e pensionistas observem atentamente o informe de rendimento disponibilizado especificamente quanto ao CNPJ da fonte pagadora.  Até o ano passado, os aposentados e pensionistas informavam o CNPJ do próprio Iprev. A partir deste ano, devem informar o nome e CNPJ do Fundo ao qual o beneficiário está vinculado – Fundo Financeiro ou Fundo Previdenciário, ambos administrados pelo Iprev.

Um alerta maior vai para os beneficiários – aposentados e pensionistas – que receberam seu benefício no primeiro semestre de 2017 pelo Fundo Financeiro, e no segundo semestre passaram a receber pelo Fundo Previdenciário. Neste caso, serão disponibilizados pelo Iprev dois Informes de Rendimento, um para cada fonte pagadora. Ambos devem ser informados na declaração.

Para a diretora-presidente do Iprev, Fabiana Toledo, a mudança representa maior transparência e a busca por equilíbrio financeiro dos fundos previdenciários do município. “A mudança faz parte do conjunto de ações que o Iprev vem realizando ao longo dos últimos anos no sentido de transparência na utilização dos recursos previdenciários, bem como na busca pelo equilíbrio financeiro e atuarial dos fundos de previdência”, pontuou.

Veja também  Gestores e técnicos discutem elaboração do Plano Municipal de Saúde

Vale ressaltar também que a Secretaria da Receita Federal liberou por meio de sua página na internet (http://www.receita.fazenda.gov.br/) o programa gerador do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017. Assim como todo contribuinte, os servidores municipais, aposentados e pensionistas com pagamento gerenciado pelo Iprev devem enviar a declaração durante o período de 1º de março até 30 de abril.

Fonte: Iprev

Compartilhe: