Isentos da taxa de iluminação pública passam de 95 mil em abril

No mês de abril de 2018, mais de 95 mil famílias de baixa renda em Maceió foram beneficiadas com a isenção da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip). O número está abaixo do registrado em fevereiro (102.616) e março desde ano (96.677), segundo dados registrados pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

A queda no número de beneficiados em abril, onde o percentual de isentos da Cosip foi de 27,74%, é explicada pelo período do ano, a quadra chuvosa e o inverno, como informa o superintendente da Sima, Frederico Lins. “Sempre registramos uma baixa nos benefícios nessa época. As pessoas ficam mais em casa deviso às chuvas, se reúnem em frente à TV, ligam mais aparelhos eletrônicos”, disse.

Mesmo tendo uma queda, os 95.506 consumidores que ganharam a isenção representam quase um terço das 344.243 famílias que pagam a conta de luz mensalmente. “Precisamos lembrar que estes beneficiados são pessoas que realmente necessitam, que utilizam esse dinheiro para comprar alimentos, roupas, itens de necessidades básicas”, afirma o superintendente.

O que é a Cosip

Cosip é a contribuição que garante a iluminação de Maceió, subsidiando o custo de novas luminárias e a manutenção das mais de 71 mil já instaladas em toda a capital alagoana. Os usuários que consomem menos de 60 Kw ganham a isenção da taxa. Não é necessário se cadastrar, o desconto já vem automaticamente na conta de luz.

Veja também  Prefeitura realiza concurso da Semed e SMCI neste domingo

Ascom Sima

Compartilhe: