Marcelo Palmeira participa do Dia Mundial da Limpeza de Praias

O prefeito em exercício Marcelo Palmeira participou, na manhã deste sábado (16), da 9ª edição do Clean Up Day, o Dia Mundial de Limpeza de Praias. A ação, que busca conscientizar a população sobre a conservação do meio ambiente, teve início às 8h, em frente ao Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, seguindo até o Alagoinhas.

“Maceió foi abençoada com as praias mais bonitas do Brasil e do mundo. Mantê-las limpas sempre será uma obrigação para o nosso povo. Hoje é um dia de conscientização, mostrando a importância de se fazer isso. Todos os envolvidos estão de parabéns por essa movimentação. Veremos uma turma boa, durante este sábado, distribuindo sacolas plásticas e panfletos para as pessoas entenderem o porquê de não jogar lixo na praia”, destacou o prefeito em exercício.

Durante o evento, aproximadamente mil mudas de salsa de praia foram plantadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds). “Essa é mais uma demonstração de que a Prefeitura se preocupa com o meio ambiente. Nós estamos chegando próximo ao período do vento Nordeste e a vegetação natural, como essa, vai ajudar na manutenção do meio ambiente. A criançada presente hoje vai levar essa lição para a vida. Temos que pensar num futuro melhor e mais consciente”, disse Marcelo Palmeira.

Marcelo Palmeira participa da nona edição do Clean Up Day. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Marcelo Palmeira participa da nona edição do Clean Up Day. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

De acordo com o secretário-adjunto de Sustentabilidade, Fábio Palmeira, o plantio segue uma recomendação do Ministério Público Federal de Alagoas. “Estamos recuperando a vegetação na orla de Maceió. Esse trabalho de replantio de salsa de praia é feito para evitar erosão costeira na faixa de areia. Inciamos com quatro ilhas que vão ajudar a recuperar parte da Pajuçara. Essa é uma forma de sensibilizar e conscientizar o cidadão para manter as praias limpas para o seu uso, como também poder receber mais turistas, sempre tocando na questão da educação ambiental”, explicou.

Veja também  Semtabes participa de capacitação para combate ao trabalho infantil

Além da coleta do lixo e do plantio da salsa-da-praia, outras ações foram planejadas para o dia: uma pequena exposição dos animais ajudados pelo Biota e outra sobre um projeto da Ufal que destaca a importância das algas marinhas para o meio ambiente.

Nona edição do Clean Up Day. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Nona edição do Clean Up Day. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para o superintendente de Limpeza Urbana, Davi Maia, o Dia Mundial de Limpeza de Praias mostrou para a população a necessidade de colaboração para que a orla da cidade fique limpa. “O meio ambiente não aguenta mais tanta degradação. Um dia, como o de hoje, uma ação que é mundial, com várias cidades trabalhando ao mesmo tempo, chama a atenção e ressalta a importância de não jogar lixo na praia. Um estudo aponta que, em 2050, se não houver uma mudança de hábitos, o peso de material de lixo no mar será maior do que o peso da fauna. Então a população, junto com a Prefeitura, precisa fazer sua parte”, ressaltou o gestor.

Sobre o Clean Up Day

O Clean Up é uma iniciativa mundial realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), que ocorre desde 1993 e que mobiliza em torno de 35 milhões de voluntários em cerca de 130 países.

Em Maceió, o evento é uma iniciativa do Instituto Biota de Conservação e conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hidricos de Alagoas (Semarh) e dos Escoteiros de Alagoas.

Flávia Farias/ Secom Maceió

Compartilhe: