Ministro do Turismo garante apoio à construção do Mirante de Santa Amélia

A proposta para a construção do novo mirante com a estrutura para lazer e esportes no tradicional bairro de Santa Amélia está sendo viabilizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e teve novos direcionamentos nesta quarta-feira (05). Em Brasília, o diretor de Espaços Públicos da Semds, Eduardo Ribeiro, entregou ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, o projeto para a estruturação do local.

Durante a reunião com o titular do pasta federal, Ribeiro falou sobre a importância da construção do mirante e teve respostas de Marx Beltrão em relação à liberação dos recursos para o início da obra. Segundo o diretor, o ministro se demonstrou entusiasmado com a proposta e garantiu empenho para que a verba necessária seja repassada ao Município o quanto antes.

“Conversei com o ministro e ele garantiu que vai trabalhar para que o empenho da verba no Ministério seja realizado o mais rápido possível. Feito isso, poderemos assinar o contrato para o repasse dos recursos junto à Caixa Econômica Federal. Logo depois realizaremos o processo de licitação da obra e iniciaremos a execução para que possamos entregar mais um espaço de lazer e esportes estruturado para a população, com uma vista privilegiada de uma das regiões mais bonitas de Maceió, a Lagoa Mundaú”, disse Eduardo Ribeiro.

Planta baixa do projeto elaborado pela Semds e aprovado pelo Ministério do Turismo

Planta baixa do projeto elaborado pela Semds e aprovado pelo Ministério do Turismo

De acordo com o projeto elaborado pela Semds, o novo mirante terá playgraund, quadra de areia, área com equipamentos de ginástica, ciclovia, peitoril, além da jardinagem e arborização com o plantio de ipês das espécies rosa, roxa e amarela, bem como as plantas ornamentais que brotam as flores icsórias vermelhas.

Veja também  Prefeito participa de conclusão do projeto Construindo com Mulheres

Carta de projetos

O Mirante de Santa Amélia está entre as obras submetidas ao Ministério do Turismo por meio de uma carta de projetos para estruturar espaços públicos da capital contando com o aporte financeiro do Governo Federal em decorrência da dimensão dos serviços. A proposta foi aprovada pela pasta no final de abril e, do órgão, o projeto seguiu para a Caixa, que deve liberar a dotação orçamentária para que a pasta siga com os trâmites necessários.

Além desta, outras sete regiões podem ser contempladas por meio da proposta enviada ao órgão federal que prevê a criação da Rota dos Mirantes a partir da estruturação destes locais. A aprovação da obra no Ministério do Turismo foi celebrada pelo titular da Semds, Gustavo Acioli Torres, que destacou o empenho da Secretaria em buscar formas de dar celeridade às ações em benefício dos maceioenses, independente do momento de restrição orçamentária ocasionada pela crise nos municípios brasileiros.

Área do bairro Santa Amélia será estruturada por meio de projeto da Semds. Foto: Reprodução/ Google Maps

Área do bairro Santa Amélia será estruturada por meio de projeto da Semds. Foto: Reprodução/ Google Maps

“Seguindo a determinação do prefeito Rui Palmeira, estamos buscando recursos federais e a iniciativa privada para garantir novos serviços e trabalhos para a população. Mais uma vez, buscando esses caminhos, conseguimos a aprovação de um projeto importante em Brasília. A partir de agora, seguimos para o projeto complementar, conforme solicitação da Caixa Econômica Federal, e em breve deveremos iniciar os serviços. O mirante trará inúmeros benefícios ao bairro, ofertando um espaço de lazer aos moradores e também reforçando o potencial turístico em virtude da vista privilegiada”, disse o secretário.

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Compartilhe: