Parceria com Instituto Crescer qualifica para mercado de trabalho

Qualificação, requalificação profissional e inserção no mercado de trabalho são o foco da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e o do Instituto Crescer, que atua na área de Educação em projetos voltados para a formação de professores, inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Desde 2016, mais de oito mil trabalhadores se capacitaram no centro de formação, que oferece curso completo com aulas teóricas e práticas voltadas para a área de telemarketing.

A parceria tem, ainda, a cooperação da empresa AlmavivA do Brasil, que disponibiliza vagas de trabalho aos jovens, aprovados no curso, como explica o diretor do Trabalho e Emprego da Semtabes, Paulo Marinho. “Essa parceria é importante para a população de Maceió. Para a qualificação, são necessários alguns procedimentos. O primeiro é o processo seletivo no Sine Municipal. O candidato é aprovado na seleção do Sine Municipal e inicia o curso de formação no Instituto Crescer. Os que tiverem êxito na qualificação recebem os certificados e são encaminhados para o mercado de trabalho”, explica Marinho.

Com um centro de formação com nove salas de treinamento, os profissionais são qualificados para áreas específicas como telecomunicações, companhias aéreas, energéticas e lojas do comércio de varejo. O coordenador da unidade do Instituto Crescer em Maceió, Arnaldo Faustino, explica que, após o curso, além do grande parceiro empregador, os profissionais têm a oportunidade de conseguir vagas específicas em diversos segmentos no mercado.

“Nosso papel é de formação e buscamos qualificar as pessoas para inseri-las no mercado de trabalho. E a porta de entrada hoje é através da Prefeitura de Maceió. Os candidatos têm um cadastro e após a aprovação nas provas, são encaminhados para iniciar o curso de imediato”, atenta Arnaldo.

O principal objetivo da instituição é auxiliar a formação profissional e ensinar os alunos a alcançar os objetivos. A instrutora Arlínia Dias explica que o curso incentiva o crescimento profissional, a parte educacional e o lado social.  “Aqui eles não aprendem só a parte técnica, mas também comportamental, ética, educação e atendimento ao cliente. Aqui pedimos que eles não estacionem e que busquem sempre evoluir com formações online gratuitas alternativas”, explica a instrutora.

Os profissionais têm a oportunidade de conseguir vagas específicas em diversos segmentos no mercado de trabalho (FOTO: Ascom Semtabes)

Os profissionais têm a oportunidade de conseguir vagas em diversos segmentos no mercado de trabalho (Foto: Ascom Semtabes)

Lucas Salamone conta que já trabalhou na área de telemarketing, está fora do mercado de trabalho e essa experiência vai fazer diferença no seu currículo. “Trabalhei por pouco tempo na área e o curso da época era muito menor. Aqui o curso está sendo bem proveitoso e a equipe de instrução é atenciosa e tem um cuidado muito grande. A qualidade do curso é acima de 100%”, conta o cursista.

Veja também  Confira o resultado do edital do Bumba Meu Boi

Para Luciana Allan, Diretora do Instituto Crescer, o projeto também tem grande importância devido ao fato de gerar o primeiro emprego para diversos jovens da cidade. “Além do trabalho de requalificação profissional, temos um foco na inserção do jovem no mercado de trabalho. Somente com um novo olhar, conhecimento técnico e disposição iremos reverter os resultados educacionais no país”, define Luciana.

Para participar da qualificação, é preciso que o trabalhador faça a prova de seleção no Sine Municipal. O perfil exige que o candidato seja maior de 18 anos, tenha ensino médio completo e resida em Maceió. São aplicadas provas de português, matemática, informática e redação.

As seleções ocorrem por agendamento no Sine Municipal, na Rua Barão de Anadia, ao lado da estação ferroviária. O posto de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mas informações: 3315-6205.

Ascom Semtabes

Compartilhe: