Prefeito acompanha monitoramento de chuvas da Defesa Civil

O prefeito Rui Palmeira visitou, na manhã desta sexta-feira (26), acompanhado do vice-prefeito Marcelo Palmeira, a sede da Secretaria Adjunta Especial da Defesa Civil, localizada no Vergel do Lago, e acompanhou de perto o monitoramento das chuvas e os demais serviços de prevenção executados pelo órgão na cidade.

O gestor comentou sobre a Quadra Chuvosa e os trabalhos do Município no que diz respeito à prevenção de acidentes causados pelas chuvas. “Enfrentamos o maio mais chuvoso desde 2010. Já passamos de uma semana de chuvas intensas e contínuas. Temos trabalhado com uma força-tarefa para minimizar os danos e atender as demandas da população”, pontuou o gestor.

“Estamos com a Defesa Civil aqui monitorando o volume de chuvas e as demandas deste período, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização realizando desobstrução de galerias, a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública realizando reparos em equipamentos que foram danificados pelo temporal e tantas outras pastas, que estão sempre integradas nessa grande operação”, acrescentou Rui.

Rui foi até a sede da Defesa Civil, nesta sexta. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Rui foi até a sede da Defesa Civil, nesta sexta. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Segundo o secretario municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli, essa integração das secretarias significa praticidade na hora de responder as ocorrências. “Todas as secretarias do Município são conectadas a esse importante trabalho para que as demandas durante as chuvas sejam atendidas e transtornos como quedas de árvores, galerias obstruídas, alagamentos e acidentes em áreas de risco sejam combatidos o mais rápido”, afirmou.

Veja também  Ônibus passam por vistoria no terminal do Eustáquio Gomes

Para o secretário-adjunto especial da Defesa Civil, Dinário Lemos, é preciso que a população contribua com as ações. “Estamos com equipes de prontidão durante todos os dias, incluindo os finais de semana e feriados, e pedimos que, em casos de risco de desabamento de imóveis, deslizamentos de barreiras e árvores com risco de queda, acionem o nosso canal de atendimento, pelos números 0800 030 6205 e 3315-1437, e, durante a madrugada, para o Corpo de Bombeiros, no 193”, destacou.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira fez um apelo para os moradores de áreas de risco. “Orientamos que, nesse período de fortes chuvas, essas pessoas procurem casas de parentes e aguardem a Defesa Civil avaliar a localidade e o encaminhamento das ações, inclusive, de remanejamento. Mesmo com o nosso trabalho é preciso se prevenir de possíveis acidentes”, frisou.

Para atendimento presencial, a Defesa Civil Municipal fica na Rua Marques de Pombal, s/n, Vergel do Lago (referência: Em frente ao Conselho Tutelar do Vergel, próximo à Praça Padre Cícero). O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Jonnathan Firmino e Eberth Lins/ Secom Maceió

Compartilhe: