Prefeito participa da inauguração do Procon Cesmac

O prefeito Rui Palmeira participou, na manhã desta quarta-feira (01), da inauguração do Núcleo de Atendimento Procon Cesmac, localizado no prédio do curso de Direito de Centro Universitário Cesmac. A parceria entre a Prefeitura Municipal de Maceió e a instituição de ensino vai oferecer à população mais um pólo voltado para a defesa dos direitos do consumidor.

O novo núcleo funcionará das 8h às 14h, dispondo de funcionários do Procon, professores e acadêmicos do Centro Universitário, realizando atividades práticas dentro do órgão. Rui Palmeira destacou a importância da parceria, tanto para a Prefeitura, quanto para o Cesmac, e disse que os maiores beneficiados são os consumidores maceioenses.

“A parceria é positiva para a população de Maceió. Quem ganha, realmente, é o cidadão, que terá acesso facilitado aos serviços do Procon. Os alunos do curso de Direito também serão beneficiados, pois terão um estágio na área de Defesa do Consumidor, já que 70% das demandas recebidas são desse tipo”, disse o prefeito Rui Palmeira.

O Procon é o principal meio de defesa do cidadão na relação entre o consumidor e a empresa. A inauguração de mais um ponto de atendimento dinamizará o serviço e levará informação para um número maior de pessoas.

“Nesse espaço, cedido gratuitamente pelo Cesmac, o Procon vai realizar todas as atividades que também são oferecidas na sede. Faremos conciliações e mediações, além de contar com um núcleo próprio de superendividamento, que é o maior problema do consumidor maceioense hoje”, explicou o diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida.

Veja também  Fiscalização eletrônica será retomada a partir de segunda (20)

O Procon Cesmac vai permitir que os alunos participem de estágio específico na área de Direito do Consumidor. O vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto, explica como esse tipo de ação é relevante para a comunidade acadêmica.

“Hoje existe uma demanda muito grande por direitos essenciais, e esses direitos muitas vezes entram em conflito com as empresas, com os próprios setores governamentais, e o cidadão sai perdendo. Esse núcleo é algo extraordinário, já que ele faz a mediação e faz valer as leis que garantem ao consumidor os seus direitos.”

Para coordenador interino do curso de Direito do Centro Universitário Cesmac, Afrânio Queiroz, essa é mais uma prestação de serviço que o curso de direito proporciona à sociedade alagoana, em parceria com a prefeitura de Maceió. “O Procon tem uma grande importância na vida do consumidor, por ser um local onde os clientes vão buscar os seus direitos através do órgão”.

Bárbara Tenório e Camila Barbosa (estagiária)/ Secom Maceió

Compartilhe: