Prefeitura adota sistema que otimiza processos de licitações

Se na teoria era bom, na prática ficou ainda melhor. Com a adoção integral do sistema Comprasnet para realização de pregões eletrônicos, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) pode agora finalizar uma licitação no mesmo dia da abertura da sessão. O saldo é um ganho de 15 dias em todo o processo.

Foi o caso da licitação para aquisição de pneus para retroescavadeira e minicarregadeira, uma demanda da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), cuja sessão eletrônica ocorreu na manhã desta quinta-feira (07), às 10h. Pouco depois do meio-dia, a disputa tinha sido finalizada e a licitação adjudicada – ou seja, com um vencedor definido. Um tempo recorde, presenciado por toda a equipe de 11 pregoeiros da agência, que assistiram o certame para se familiarizar com o procedimento.

“Eu fiquei surpresa por ser tão simples e tão rápido. Antes, o processo era mais burocrático, cheio de entraves”, aponta Edsângela Peixoto Bezerra, pregoeira responsável pela sessão. “Além da celeridade, diminuiu o volume de papel no processo e a negociação para rever os preços propostos também foi facilitada”, complementou a servidora, sobre o certamente que contou com seis concorrentes.

Veja também  Cerest promove palestras sobre depressão e trabalho

No mesmo dia

No modelo anterior, a adjudicação só poderia ocorrer após o envio físico (via Correios) da documentação do fornecedor. Com a utilização do sistema Comprasnet, certidões e documentos podem ser enviados imediatamente por meio digital. Assim, o vencedor é anunciado no mesmo dia. Após isso, basta enviar o processo para a devida homologação pelo gestor da pasta contratante e esperar o envio do objeto no prazo estipulado pelo edital.

Em suma, a Prefeitura de Maceió, por meio da Arser, passa a operar mais um dispositivo que torna a contratação de bens e serviços mais célere e, consequentemente, todo o processo mais eficaz.

Fernando Coelho / Ascom Arser

Foto: Fernando Coelho (Ascom Arser)

Compartilhe: