Prefeitura define plano de assistência às vítimas e reconstrução

A Prefeitura de Maceió mantém as ações da força-tarefa para retirar o Município do estado de emergência após as fortes chuvas. Em reunião na manhã desta segunda-feira (29), os gestores municipais apresentaram um balanço dos trabalhos já realizados e definiram as diretrizes para as próximas ações.

De acordo com a Secretaria Municipal de Governo, coordenadora das ações, a assistência às vítimas e o projeto de reconstrução do que foi destruído são prioridades para o governo municipal. “O primeiro passo foi a retirada das famílias de locais que ofereciam riscos de inundação e deslizamento de barreiras e a assistência aos desabrigados e desalojados. O segundo momento da força-tarefa está sendo um levantamento dos prédios públicos e serviços que foram danificados com o excesso de chuvas”, explicou o secretário municipal de Governo, Tácio Mello.

O titular da pasta lembra que a Prefeitura de Maceió está empenhada nos trabalhos assistenciais e também na garantia de novas moradias para os desabrigados. “As secretarias e as superintendências que oferecem serviços básicos, como Saúde, Assistência Social e Limpeza Urbana estão com toda a atenção voltada para estas vítimas”, informou o gestor.

Tácio Melo - Secretario de Governo. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Tácio Melo – Secretario de Governo. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O secretário também informou que o governo municipal já iniciou nesta segunda-feira (29) o trabalho para minimizar os prejuízos causados pelas chuvas, com a liberação do auxílio-moradia para moradores que deixaram suas casas por risco de desabamento, com o trabalho de limpeza e de recuperação da malha viária. A prioridade, segundo Tácio Mello, é a remoção das pessoas que ainda estão em áreas de risco e a reconstrução do que foi destruído. “Estamos junto com as secretarias fazendo o levantamento para a retirada definitiva das pessoas dos locais de riscos e temos como objetivo reconstruir o que foi levado pelas chuvas”.

Veja também  Primeira parcela da Taxa de Localização vence nesta sexta, 31

Situação de Emergência

A Prefeitura decretou, no sábado (27), Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública na capital alagoana. O decreto assinado pelo prefeito Rui Palmeira atendeu solicitação da Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil da cidade, em conjunto com a Secretaria Municipal de Governo e demais organismos da gestão municipal.

“Todas as equipes da Prefeitura estão mobilizadas neste esforço coletivo de atender as demandas da população imensamente prejudicada com as fortes chuvas que caem sobre Maceió. Decretar Emergência e Calamidade Pública foi necessário para avançarmos nesta assistência, inclusive mobilizando outras esferas de governo e buscando apoio,” afirmou o prefeito Rui Palmeira.

Também participaram da reunião os secretários municipais do Gabinete de Governança, José Lages; de Infraestrutura, Ib Brêda; de Saúde, José Thomaz Nonô; de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli; de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto; de Assistência Social, Celiany Rocha e de Defesa Civil, Dinário Lemos.

 

Thiago Aquino (Estagiario) – Secom

Compartilhe: