Prefeitura realiza mutirão de atendimento para mulheres

Para homenagear as mulheres de Maceió, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma programação especial para ofertar atendimentos voltados exclusivamente às mulheres. Um mutirão de serviços será realizado nos próximos finais de semana, dias 17, 24 e 25, no PAM Salgadinho, e nos dias 17 e 24 na Unidade de Referência Dr. Ib Gatto Falcão, quando serão ofertadas consultas médicas, exames e práticas integrativas, vacinação e testes rápidos.

Nos domingos, dias 18 e 25, serão montadas tendas na Feirinha do Tabuleiro e na Feirinha do Jacintinho, com palestras informativas para sobre a saúde da mulher. No mutirão, as pacientes terão acesso a consultas com ginecologista, mastologista e clínico geral. Ela também poderão realizar exames de citologia e ter acesso às práticas interativas como massoterapia, yoga, meditação, Reiki e consultas com acupunturista e homeopata. No Bloco J do PAM Salgadinho, haverá, a cada 30 minutos, diversas palestras abordando temas como nutrição e câncer de mama.

Serão disponibilizadas em cada dia de mutirão e em cada uma das duas unidades 100 consultas com ginecologista, 20 com mastologista, 120 exames de citologia e 150 fichas para acesso às práticas integrativas. Também serão ofertados testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatites virais. Além disso, a mulheres poderão tomar vacinas contra Hepatite B, Difteria e Tétano, Tríplice Viral, Meningocócica C, dTpa (para gestantes), Influenza (cepa 2017) e HPV (meninas de 9 a 14 anos).

De acordo com o secretário municipal de Saúde José Thomaz Nonô, a iniciativa marca o mês da mulher estimulando os cuidados com a saúde. “É um evento extremamente importante e traduz a ideia, em uma visão cidadã, de dar uma atenção toda especial para as mulheres que já são atendidas diariamente nas Unidades de Saúde. Vamos prestar nossa homenagem da maneira que costumamos fazer, trabalhando mais e melhor pela saúde da mulher, fazendo um esforço extra para demonstrar o nosso carinho por elas que são as responsáveis pelo equilíbrio das famílias, mães, esposas, filhas e profissionais dedicadas que tão bem representam nossa sociedade”, disse.

Veja também  Cadastro mapeará necessidade de equipamentos para ampliar serviços de saúde

Atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou boa parte da equipe para ofertar o atendimento durante todos os dias de mutirão. Os tipos de atendimento serão identificados pela cor das fitas que serão distribuídas para as usuárias no dia do mutirão, de 7h às 13h. O atendimento médico inicia às 8h. A equipe organizadora alerta que não será possível pegar uma fita para fazer o atendimento no dia seguinte.

Os atendimentos são para as mulheres residentes de Maceió. Aquelas que ainda não são cadastradas no BioSUS devem levar o comprovante de residência, CPF e cartão do SUS.

Durante o mês de março, a Prefeitura de Maceió, por meio de secretarias e órgãos municipais, vem promovendo diversas ações para o Mês da Mulher. As Unidades de Saúde de Maceió já vem realizando ações neste mês de março para atender as usuárias de cada comunidade.

Amanda Vieira/ Ascom SMS

Compartilhe: