Previsão aponta chuva forte e Defesa Civil alerta a população

A chuva que tem sido registrada desde o último domingo (21) em Maceió deve se prolongar até o final de semana. Na noite desta sexta-feira (26), a Sala de Alerta Estadual emitiu à Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil um comunicado com a previsão para os próximos dois dias: pancadas de chuva forte em grande volume para o sábado, devendo ser menor no domingo. Com a previsão, há a possibilidade de novos deslizamentos pelo fato das barreiras estarem encharcadas após dias seguidos de chuvas intensas.

Imagem do radar mostra massa de chuva que chega na capital. O tom amarelo indica as pricipitações em maior intensidade.

Imagem do radar mostra massa de chuva que chega na capital. O tom amarelo indica as pricipitações em maior intensidade.

Nesta noite, gestores municipais estiveram na Defesa Civil para alinhar o fortalecimento das ações de assistência à população a partir de amanhã. Participaram da reunião os secretários Ib Brêda (Infraestrutura), Reinaldo Braga (Gestão) Frederico Lins (Iluminação), Antônio Moura (Trânsito), Ivon Berto (Segurança), além de assessores do Gabinete do Prefeito e representantes da Assistência Social e Limpeza Urbana.

“O objetivo é manter um trabalho integrado para que possamos atender todas as demandas e, principalmente, garantir a segurança dos cidadãos que vivem em áreas de risco. Nossas equipes intensificaram os trabalhos com uma grande força-tarefa nas comunidades onde há registros de ocorrências”, disse Dinário Lemos, titular da Defesa Civil.

Gestores da Prefeitura participaram de reunião de alinhamento para força-tarefa na cidade. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Gestores da Prefeitura participaram de reunião de alinhamento para força-tarefa na cidade. Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Com novos dados, a Defesa Civil Municipal também divulgou o quantitativo pluviométrico atualizado. Eram esperados em maio 382,2 milímetros de chuva. Até esta noite, Maceió registrou 25% a mais que o previsto, um total de 478 mm, a maior média desde 2010.

Veja também  Salários de servidores são liberados nesta terça-feira (11)

Sobre a quadra chuvosa, a informação da Defesa Civil é de que, entre maio e abril, já choveu 55% do volume previsto para quatro meses. No entanto, a maior parte deste percentual foi registrada somente na última semana.

Sobre as ocorrências, a Defesa Civil recebeu até esta noite aproximadamente 300 chamados da população por meio do 0800 030 6205 e pelo 3315-1437, entre deslizamentos de barreiras e ameaças, desabamentos de residências e estruturas comprometidas, quedas de árvores e inundações.

Com a previsão de chuva forte, a Defesa Civil orienta que a população deixe as áreas de risco e se abrigue em locais seguros. Qualquer demanda deve ser comunicada pelos números descritos acima.

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Compartilhe: