Professores fazem formação continuada para Prova Brasil 2017

De olho na Prova Brasil 2017, que acontece no período de 23 de outubro a 3 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental, vem realizando a Formação Continuada para os professores dos 5ºs e 9ºs anos da rede municipal de ensino de Maceió.

A formação acontece quinzenalmente no auditório Paulo Freire, na Semed, no bairro da Cambona e na Escola de Governo e Gestão Pública (Emgesp), na Avenida Thomaz Espíndola, no Farol. Participam da formação os formadores de língua portuguesa Laudicéa Souza e Joselí Rego e em matemática, Eliane da Rocha Lins e Romário Mendes, além do professor e consultor da Semed Júlio Furtado.

De acordo com a formadora de língua portuguesa Laudicéa Souza, a formação tem como temática central debater a perspectiva da aprendizagem através do desenvolvimento de competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. “É nosso objetivo instrumentalizar os professores para que dominem os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, os conhecimentos relativos ao processo de aprendizagem dos estudantes e as situações didáticas necessárias para que estes desenvolvam as competências e habilidades necessárias para o uso da leitura e da escrita em diferentes situações de comunicação e para a resolução de problemas que envolvam conhecimentos matemáticos”, ressalta Laudicéa.
foto2
Para a formadora de matemática Eliane da Rocha Lins, a formação permite elaborar atividades de Língua Portuguesa e Matemática, considerando as competências e as habilidades avaliadas na Prova Brasil que acontece este ano.

Veja também  Economia Solidária realiza oficinas gratuitas para crianças

“Trabalhamos no desenvolvimento de habilidade de análise dos descritores da matriz de referência da Prova Brasil e da matriz curricular do município de Maceió, de modo a identificá-los em diferentes atividades envolvendo os conceitos de Língua Portuguesa e Matemática”, afirma Eliane, esclarecendo a necessidade de “planejar situações didáticas adequadas à etapa de escolarização dos estudantes e de suas necessidades de aprendizagem”, explica a formadora Eliane.

A Prova Brasil avalia os conhecimentos dos alunos em língua portuguesa e matemática e serve como parâmetro para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino em toda a rede nacional.

João de Oliveira Filho – Ascom/Semed

Compartilhe: