Projeto Escolinha Bike vai ao Congresso de Síndrome de Down

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) participa, neste sábado (28), do 8º Congresso Nacional de Síndrome de Down realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá. Na ocasião, serão levadas ações educativas do projeto Escolinha Bike.

De acordo com a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande, essa é uma experiência marcante tanto para o setor como para as crianças participantes. Para tanto, será levada uma minipista didática que inclui bicicleta, carrinhos, ônibus e as placas de sinalização de trânsito.

“O objetivo é fazer com que a criança com síndrome de Down se integre melhor ao trânsito, tenha mais autonomia na forma de atravessar uma rua, em como utilizar o transporte coletivo, em esperar que ele saia para poder fazer a travessia, enfim, temos uma didática diferente e especial para este evento”, salienta.

Serão mais de 30 bicicletas disponíveis para as crianças que desejarem participar do projeto, que é gratuito. Elas poderão aprender sobre a importância da faixa de pedestres, respeito aos semáforos e interpretação de algumas placas de trânsito.

Após a teoria, sempre na companhia de monitores, as crianças vão pedalar no circuito que simula uma pequena cidade e terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nas aulas. No final das atividades, todas as crianças receberão uma carteirinha de habilitação do ciclista.

Veja também  Eventos modificam o trânsito neste final de semana

Ainda no evento, além das crianças, os pais também participarão da ação. “Também vamos orientar aos pais que, muitas vezes, cometem erros, tais como atender a um celular enquanto dirigem ou esquecer de colocar o cinto de segurança. Então, vai ser muito enriquecedor e importante esse trabalho que será realizado”, complementa Normande.

Neste domingo

As equipes de Educação de Trânsito da SMTT estarão neste domingo (29) na Orla Lagunar, das 14h às 18h, para levar mais ações do projeto Escolinha Bike para as crianças da região. “Vamos ensinar as crianças como andar de bicicleta com segurança, como respeitar as leis de trânsito e os pedestres”, explica Juliana Normande.

 

Ascom SMTT

Compartilhe: