Projeto Primavera de Museus leva cultura a estudantes

A abertura da 11ª Primavera de Museus teve início nesta segunda-feira (18), na Secretaria Municipal de Educação (Semed) com ilustrações, músicas e contos. O Projeto, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com o Município, segue até 22 de setembro com diversas atividades culturais.

Segundo a museóloga e professora de Artes, Célia Paiva, o encontro tem como objetivo mostrar os pontos culturais de Maceió, aprimorando ainda mais o conhecimento na área de Museologia. “Temos planos de conseguir plantar na mente e no coração de cada criança a curiosidade de visitar pontos culturais da cidade, tentar fazer com que elas possam enxergar os museus como sala de aula e levar diversas experiências para seus familiares”, disse.

Alunos da Escola Municipal José Carneiro prestigiaram a abertura. O projeto visa atender um total 13 escolas da rede e mais de 600 alunos, incluindo a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Durante a semana participarão da programação duas turmas de cada escola por turno. Os estudantes farão visitas monitoradas no Teatro Deodoro, Pinacoteca da Ufal e Museu Theo Brandão, além de atividades em escolas com a exibição de vídeo e palestras.

“Eles conseguem abordar temas que as crianças adoram, colocando músicas e histórias que são contadas por familiares, fazendo com que eles saiam do encontro com vontade de visitar lugares culturais”, informou a coordenadora da Escola José Carneiro, Sandra dos Santos.

Veja também  Semas discute cidadania LGBT com ativistas e profissionais

Stephanie Ferreira (estagiária)/ Ascom Semed

Compartilhe: