Quintal Produtivo: famílias apresentam resultados de projeto da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez o encerramento, esta semana, na Unidade de Saúde da Família Guaxuma, localizada naquele bairro, do Projeto Quintal Produtivo, iniciativa idealizada pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e pelas Coordenações dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de Atenção Primária.

Criado com o objetivo de estimular práticas alimentares saudáveis, através do cultivo de hortaliças junto aos grupos organizados acompanhados e vinculados às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e dos NASFs que atuam em Maceió, o projeto foi implantado em Guaxuma com um total de 12 famílias residentes no bairro. Sua proposta surgiu da necessidade de se trabalhar com maior intensidade a promoção e o cuidado em saúde, tendo como base o crescimento dos índices de sobrepeso e obesidade no Brasil, que vêm refletindo no aumento do número de pessoas hipertensas e diabéticas em todo o país.

quintal-produtivo-4

“Selecionamos as famílias e um agrônomo da equipe do Nasf as capacitou para a atividade. Agora, após dois meses de trabalho, estamos constatando na prática que o projeto atingiu seu objetivo de criar uma fonte de alimentação livre de agrotóxicos e adequada às necessidades nutricionais dessas famílias, mas também se tornou uma alternativa de renda e ocupação na comunidade”, afirmou o coordenador do NASF na SMS, Berto Gonçalo.

Feliz com o resultado do seu trabalho, a aposentada Josefa Maria trouxe sua produção para comercializar na feirinha organizada pela equipe do projeto na pracinha em frente à unidade de saúde. Ela, que sofria bastante na convivência diária com a depressão, faz do cultivo de hortaliças e frutas sua terapia.

Veja também  Blitz Educativa orienta motoristas para viagem mais segura

quintal-produtivo-2

“Quando não estou muito bem, vou cuidar das minhas plantinhas e esqueço do mundo. É uma maravilha”, disse ela.

A iniciativa da SMS tem como proposta criar os espaços para a produção de hortaliças em pequenas áreas externas (quintais) nas próprias residências das famílias. Com o suporte da equipes da ESF e do Nasf, nas unidades à qual estão vinculadas, as famílias são selecionadas a partir do interesse e da aptidão para o cultivo, produção e colheita de hortaliças e participam de oficinas e cursos de aperfeiçoamento, onde conhecem os conceitos técnicos sobre a atividade, além da prática do plantio à comercialização. Além disso, recebem sementes, adubo e ferramentas para trabalhar no plantio e cultivo.

quintal-produtivo-3-nova

“A ideia é levar o projeto aos oito Distritos Sanitários de Maceió. Já vamos começar a trabalhar com demais unidades do PSF aqui do 8º Distrito Sanitário, mas também já iniciamos uma capacitação para algumas famílias cadastradas em unidades do 2º Distrito Sanitário, localizadas na região do Vergel do Lago e Ponta Grossa, para introduzir e acompanhar a implementação de novos grupos nessa atividade, que é considerada uma importante ferramenta de inclusão social dentro das comunidades”, afirmou Gonçalo.

quintal-produtivo-5

Ascom SMS

Compartilhe: