Revitalização leva arte ao Mirante de Santa Terezinha, no Farol

Quem passa pelo Mirante de Santa Terezinha, no bairro do Farol, agora vê novas cores e traços que chegaram para complementar a vista privilegiada de pontos marcantes da capital, como a Lagoa Mundaú e as históricas construções do Centro da cidade. Os maceioenses e turistas que costumam frequentar o local para também acompanhar o pôr do sol agora terão novos motivos para retornar: o Mirante foi revitalizado, por meio de uma intervenção artística que será inaugurada nesta terça-feira (17), às 20 horas, em solenidade com a participação do prefeito Rui Palmeira.

A revitalização foi viabilizada pela Prefeitura de Maceió dentro das ações do programa de adoção de áreas públicas, criado em 2013 a partir do projeto de Lei sancionado pelo prefeito para incentivar o investimento da iniciativa privada na estruturação ou recuperação de espaços públicos. No Santa Terezinha, a intervenção é fruto da adoção firmada pelo Atelier Ana Maia, que realizou o trabalho baseado em uma proposta inovadora e com um conceito artístico que vão além da infraestrutura.

“Esta é mais uma parceria firmada em prol de nossa cidade. Com a adoção do Mirante de Santa Terezinha, a ideia é levar manifestações artísticas ao espaço que é convidativo em virtude da vista privilegiada. O Atelier Ana Maia realizou o trabalho na infraestrutura e ficará responsável pela programação de arte, conforme foi proposto à Prefeitura. Os órgãos municipais também participam da revitalização com serviços para colaborar com o projeto”, explica o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Gustavo Acioli Torres, pasta que é responsável pelas adoções de áreas públicas.

img_3927

Mirante de Santa Terezinha foi revitalizado e ganhou intervenção artística que será inaugurada nesta terça-feira (17) às 20 horas. Fotos: Ascom Semds

O projeto idealizado contempla a extensão do Mirante com uma nova pintura, no entanto, concentra maior parte da intervenção no espaço em frente ao Atelier Ana Maia, onde serão realizadas apresentações musicais e artísticas. A revitalização trouxe iluminação projetada e iluminação em LED, com cores e pintura artística manual no piso, e intervenção na balaustrada que forma o parapeito do Mirante. Prezando a sustentabilidade, um trecho do concreto foi substituído por dormentes de madeira já usados.

Veja também  Chuva deixa o trânsito bloqueado em alguns pontos de Maceió

O projeto paisagístico natural está sendo executado pela equipe de parques e jardins da Semds, contando ainda com o trabalho das superintendências municipais de Iluminação Pública (Sima), com a instalação das luminárias em LED e execução de todo o projeto de iluminação, e de Limpeza Urbana (Slum). A revitalização também tem como parceiros o Cesmac e a Ibratin Tintas.

A inauguração do serviço acontece nesta terça-feira, às 20 horas, durante coquetel com a participação do prefeito Rui Palmeira, de secretários municipais e formadores de opinão de várias partes do Brasil, incluindo arquitetos que participam da Casacor Alagoas.

img_3924

Mirante de Santa Terezinha foi revitalizado e ganhou intervenção artística que será inaugurada nesta terça-feira (17) às 20 horas. Fotos: Ascom Semds

Adoção

A arquiteta, designer e artista plástica Ana Maia abriu seu atelier em frente ao Mirante em dezembro do ano passado. Para ela, trata-se de “uma das áreas mais nobres de Maceió, um dos mirantes mais bonitos”, por isso, o interesse na adoção do espaço para revitalizar e atrair novos olhares. “A proposta é trazer outro uso para este tesouro da cidade. Será um espaço público de uso para todos. Vamos fazer com que haja um carinho de todos, que o Mirante seja visto com outro olhar”, ressalta a profissional.

O trabalho de Ana Maia tem conquistado o mundo há 18 anos, período em que já recebeu premiações dentro e fora do Brasil, como em Nova York, Califórnia e Itália, além de ser destaque no Prèt a Porter em Paris, onde recebeu do Ministério do Meio Ambiente da França a menção honrosa em virtude do conjunto e conceito de peças com foco em sustentabilidade social, ambiental e ética.

Lucas Alcântara /Ascom Semds

Compartilhe: