Revitalização leva nova pintura, arte e jardinagem a viadutos

A revitalização dos espaços públicos da capital é um trabalho contínuo da Prefeitura de Maceió, seguindo ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), responsável pelo serviço. Nesta semana, dois locais estão sendo contemplados por este trabalho: os viadutos Ib Gatto Falcão e Washington Luís, nos bairros Poço e Farol, que recebem nova pintura, arte em grafitagem e a recuperação da jardinagem.

A ação é resultado do programa Adote uma Área Pública, criado pela Prefeitura e administrado pela Semds para incentivar a participação da iniciativa privada nas ações em benefício à cidade. No Viaduto Ib Gatto, a pintura e a grafitagem são realizadas por meio da parceria firmada com a Casas Jardins, que adotou o espaço e ficará responsável pela manutenção não só da pintura, mas também do canteiro onde a Semds realiza o trabalho de jardinagem com o plantio de grama e plantas ornamentais.

whatsapp-image-2017-10-03-at-17-17-57

Já no Viaduto Washington Luís, a pintura foi viabilizada pela Ibratin, que adotou também outros cinco espaços para o mesmo trabalho. A limpeza também foi feita por rapel. Nesta terça-feira (03), o vice-prefeito Marcelo Palmeira, acompanhou o trabalho das equipes que realizam os serviços nos dois locais e destacou a importância do programa criado pela Prefeitura. “Nós estamos sempre buscando essas parcerias para conseguir contemplar cada vez mais espaços em Maceió. Seguimos com o trabalho para levar arte e mais qualidade de vida à população”, enfatizou o gestor.

 

Marcelo Palmeira vistoria pinturas nos viadutos Ib Gato e Washington Luiz. Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Pinturas nos viaduto Ib Gato Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Titular da Semds, Gustavo Torres comentou do benefício do programa à cidade. “É um instrumento que permite a iniciativa privada cuidar e resgatar patrimônios que a Prefeitura entregou à cidade. Com as parcerias, reduzimos o custo com a manutenção e podemos investir os recursos em outras áreas. Em 2017 já consolidamos a adoção de espaços importantes, como o local onde foi entregue o primeiro Parque Infantil Sustentável de Maceió, e seguiremos em busca de novas parcerias para ampliar este trabalho”, disse o secretário.

Veja também  Caps reforça saúde bucal com usuários e familiares

Adote uma Área Pública

O programa Adote uma Área Pública foi lançado em 2013 a partir da Lei nº 6.286, de autoria do Poder Executivo Municipal. A partir da adesão à iniciativa, as empresas privadas passam a ser responsáveis pela manutenção dos espaços por três anos, podendo ser prorrogado por igual período conforme estabelecido em documento assinado pelo representante da iniciativa privada, pelo prefeito e o gestor do órgão responsável pelo projeto, hoje gerido pela Semds.

Gustavo Torres lembra que há duas formas de ajudar a cidade por meio do programa. “A lei tanto nos ajuda a recuperar espaços degradados, como praças e canteiros, assim como prevê a condição da iniciativa privada dar manutenção em áreas públicas e monumentos entregues pela Prefeitura à população, ajudando a reduzir os custos com reformas. Essas parcerias geram um ganho para a cidade, um ganho para as empresas e para a população em geral. Na época de crise que o país vive, esta é uma ferramenta importante”, completa o titular da Semds.

Luas Alcântara/ Ascom Semds

Compartilhe: