Rui Palmeira entrega revitalização da Comunidade da Moenda

Os moradores da Comunidade da Moenda contam, a partir de agora, com mais qualidade de vida. Nesta quarta-feira (01), o prefeito Rui Palmeira entregou uma Moenda totalmente revitalizada. O local recebeu intervenções da Prefeitura de Maceió, por meio de algumas secretarias, e ganhou diversos serviços como pintura de imóveis, infraestrutura e iluminação.

Durante a entrega, o chefe do Executivo Municipal destacou a importância da revitalização para a população. “A comunidade aguardava há muitos anos por essas melhorias, que nunca haviam sido atendidas. Hoje nós estamos entregando a Moenda com o acesso asfaltado, nova iluminação em LED, novas escadarias, paisagismo e horta urbana. Foi uma ação conjunta entre diversas secretarias, que, somadas, trazem ainda mais melhorias para a população”, afirmou Rui Palmeira.

A principal via da Moenda, que antes não tinha qualquer tipo de infraestrutura, recebeu, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), serviços de drenagem e pavimentação, além do asfalto ao acesso das escadarias que são utilizadas diariamente pela população.

Entrega de melhorias na comunidade Moenda Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Entrega de melhorias na comunidade Moenda
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

“Nós recuperamos totalmente as escadarias. Colocamos corrimão e fizemos a drenagem e pavimentação da principal rua que dá acesso à comunidade. A ação aconteceu em conjunto com diversos órgãos e isso só trouxe mais qualidade de vida para os moradores”, disse o titular as Seminfra, Ib Brêda.

A população também passou a contar com uma horta e um pomar que foram estruturados em tonéis de ferro e carcaças de geladeira, materiais recuperados de pontos de descarte irregular de lixo na capital. As casas receberam pintura com cores vivas para beneficiar o aspecto visual. No local também houve a instalação de um espaço de lazer infantil, com brinquedos produzidos a partir de materiais recicláveis e de madeira proveniente de reflorestamento, além de uma horta vertical com plantas medicinais.

Entrega de melhorias na comunidade Moenda Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Entrega de melhorias na comunidade Moenda
Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Torres, falou que a comunidade necessitava de atenção. “Desde a primeira visita, vimos que a área precisava de intervenções. Nós trouxemos um parque infantil, já que aqui praticamente não tinha lazer para as crianças, fizemos uma horta, um pomar, um pequeno mirante, além das cores, que hoje enfeitam a Moenda”, disse o titular da Semds.

Veja também  Julho Amarelo: SMS promove prevenção contra hepatites

Um ponto que necessitava de atenção na Comunidade da Moenda era a falta de iluminação adequada. Antes, circular durante a noite aumentava a sensação de insegurança dos moradores.

“Nós recuperamos a iluminação de toda a Ladeira da Moenda que sofreu com as recentes chuvas. Foram instalados novos postes, tanto na ladeira, como nas ruas do entorno, todos com iluminação em LED. As escadarias, agora, estão totalmente iluminadas, melhorando o acesso da população”, explicou o superintendente municipal de Energia e Iluminação Pública, Frederico Lins.

Obras na Ladeira da Moenda Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Obras na Ladeira da Moenda
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A população acompanhou de perto a entrega das melhorias que a população tanto esperava. O senhor Luciano Satile, morador da Moenda há 26 anos, falou da alegria de ver mais qualidade de vida chegando à sua comunidade. “Nossa vida antes era complicada. A rua era toda no barro, muita lama. Hoje a iluminação está ótima, tem calçamento, as crianças podem brincar na praça, tem a horta. Estou muito satisfeito”, comemorou.

Cícero Félix - Líder Comunitário da Comunidade Moenda Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Cícero Félix – Líder Comunitário da Comunidade Moenda
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Líder comunitário da Moenda, Cícero Felix, comentou que a revitalização trouxe algo que a população esperava há muitos anos. “Tem gente que mora aqui há 30 anos e nunca acreditou que essa revitalização chegaria. Antes era muita poeira, pouca iluminação. Hoje os carros estão entrando, pois está tudo muito bem iluminado e a população está muito satisfeita. Falou.

 

Leyvson Gomes e Bárbara Tenório/Secom Maceió

Compartilhe: