Rui Palmeira participa da abertura do Beach Games

O prefeito Rui Palmeira participou na noite dessa terça-feira (28), da abertura da segunda edição do International University Beach Games, competição de praia internacional que será realizada até 01 de abril na orla da Pajuçara. Maceió recebe 250 participantes de oito países – Brasil, Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, México, Uruguai e Colômbia -, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), naturais de cinco países da África: Benim, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau e Camarões.

Segundo Rui, sediar um evento esportivo deste porte mostra que a cidade está preparada para outras competições. “Mais um evento esportivo importante sendo realizado na cidade. Maceió está se tornando a capital dos esportes. Este ano teremos um grande evento, pela primeira vez, na capital, o Ironman. Agora, recebemos os Beach Games com atletas de várias partes do mundo e que, além de jogar, vão curtir Maceió”, disse o prefeito.

Abertura dos Beach Games. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Abertura dos Beach Games. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Durante a disputa, os atletas competem em quatro modalidades: beach handbol (handebol de praia), beach soccer, vôlei de praia e beach tennis (tênis de praia).

Para promover o destino Maceió e todos os atrativos naturais, culturais e gastronômicos que a cidade oferece, a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) divulgou para várias federações universitárias internacionais o vídeo “Experimente Maceió”, que faz parte do programa de marketing que Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) tem feito para alavancar o turismo na capital. Algumas federações, como da Alemanha, chegaram até a divulgar o material em suas redes sociais.

O secretário municipal de Esportes, Daniel Mello, reforçou a importância do evento para a cidade. “Temos uma grande estrutura na cidade, perfeita para jogos na areia. Sem dúvidas este evento vai consolidar Maceió como um destino turístico e de grandes eventos esportivos”, afirmou o gestor.

Delegações participaram da abertura dos Beach Games. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Delegações participaram da abertura dos Beach Games. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Liga do Desporto Universitário (LDU) de Jogos de Praia foi criada em 2011 pela CBDU e vem realizando suas competições anualmente desde então. O sucesso do evento foi grande, tanto é que, em 2015, ele teve sua primeira edição internacional, que foi realizada em Aracaju.

Veja também  Campanha premia vendedores do destino Maceió

“O Beach Games é genuinamente brasileiro e nascido em Maceió. Depois de algumas edições nacionais, ele se tornou internacional. Trazer jogos universitários para cá é uma possibilidade não só de trazer o atleta, mas estudantes que são formadores de opinião. Maceió é um destino maravilhoso, um dos mais procurados do Brasil e esses atletas de ponta são consumidores. Tenho a certeza de que voltaram e levarão uma imagem extremamente positiva da cidade”, explicou Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Segundo Cabral, a escolha de Maceió para a realização do evento se deu pela boa estrutura da cidade para sediar os jogos, além do grande potencial de divulgação da competição pelo mundo, graças à beleza da orla da capital alagoana.

Abertura da segunda edição do Internacional University Beach Games aconteceu nessa terça. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Abertura da segunda edição do Internacional University Beach Games aconteceu nessa terça. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Nesta segunda edição do International University Beach Games, o Brasil será representado por universidades do Estado de Alagoas e pelas equipes de Pernambuco, Paraíba, Ceará e São Paulo que foram vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016 em Aracaju.

O evento é uma realização da CBDU), Fisu America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (Fadu), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), e conta com a parceria do Ministério do Esporte, da Onza, que produz uniformes esportivos, e da Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Secom Maceió

Compartilhe: