Saia Arrochada: roda de conversa encerra Mês da Mulher

Uma noite diferente, um encontro de boas conversas e muita descontração. Assim foi a primeira edição do Saia Arrochada, evento que encerrou a programação da campanha Mulheres Arretadas, promovida pela Prefeitura de Maceió em homenagem ao Mês da Mulher. O encontro, aberto ao público, discutiu assuntos sobre o universo feminino, nesta quarta-feira (29), no Cine Arte Pajuçara.

Mediado pela primeira-dama de Maceió, a advogada Tatiana Palmeira, o evento reuniu no palco cinco mulheres de diferentes atuações profissionais e perfis, que compartilharam seus pontos de vista sobre assuntos variados. “O Saia Arrochada foi pensado como um evento diferente para proporcionar um debate descontraído entre as mulheres, com um bate-papo que trouxesse temas relevantes na vida das mulheres. Falamos sobre violência contra a mulher e também de moda. Foram temas que trouxeram uma reflexão para as mulheres que prestigiaram o evento”, afirmou Tatiana Palmeira.

Tatiana Palmeira comandou o Saia Arrochada que foi um bate papo com mulheres inteligentes. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Tatiana Palmeira comandou o Saia Arrochada, bate-papo com mulheres. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Participaram da roda de conversa a socióloga Fátima Pacheco Jordão, a promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, a primeira secretária da Mulher de Alagoas, Vanda Menezes, a blogueira Gabriela Sales (Rica de Marré) e a sexóloga Zoelma Lima.

Para Fátima Pacheco, o Saia Arrochada surgiu num momento em que as mulheres reforçam a defesa de seus direitos. “A importância desse evento é fenomenal, pois ele fecha o Mês da Mulher, um grande obstáculo que temos para ter uma maior participação política. Falei da dificuldade do Brasil em participar da política por um processo que agora está começando a ser desvendado: por que as mulheres estão há séculos sendo barradas na política? Por causa do poder machista”, disse a socióloga.

Tatiana Palmeira comandou o Saia Arrochada que foi um bate papo com mulheres inteligentes. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Tatiana Palmeira comandou o Saia Arrochada,  um bate-papo com mulheres. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Um dos temas abordados durante o evento foi a luta pela garantia dos direitos da mulher. “Falamos sobre vários temas, dentre os quais a violência contra a mulher, o feminicidio, que ocorre diariamente no Brasil. Foi uma noite muito rica, com uma conversa muito proveitosa”, disse a promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcante.

Vanda Menezes - Consultora. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Vanda Menezes – Consultora, primeira secretária da Mulher de Alagoas. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A abertura de espaços para uma conversa sobre as questões femininas foi um dos aspectos destacados no debate. “Acho importantíssimo, pois tivemos condições de trabalhar diversos temas da atualidade. Essa edição vem nos dar a possibilidade de conversarmos sobre as nossas questões, coisa que as redes sociais nos dão muitas condições, mas também nos deixa isoladas. Encontrar 200 mulheres nos dá a oportunidade de um diálogo franco, frente a frente”, destacou a primeira secretária da Mulher de Alagoas, Vanda Menezes.

Gabriela Sales - Blogueira. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Gabriela Sales – Blogueira. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A blogueira Gabriela Sales contou como é ser uma influenciadora para mais de um milhão de seguidores no Instagram. Mãe de um menino de 11 anos, ela contou que concilia agenda de trabalho, dentro e fora do estado, com a vida em família. “Fiquei muito feliz com o convite para falar com as mulheres da minha terra e sobre assuntos que nem sempre são abordados tão facilmente. Falei sobre o papel das mulheres como influenciadoras digitais e essas novas profissões que a gente, mulher, também tem que tomar a frente”.

Zoelma Lima - Sexóloga. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Zoelma Lima – Sexóloga. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A sexóloga Zoelma Lima conversou sobre a desmistificação de tabus, apontando as mudanças no comportamento das mulheres de hoje. “Uma honra estar participando de um evento como esse, com temas tão distintos e importantes. Uma vitória para as mulheres estarmos juntas falando sobre o empoderamento feminino em todos os aspectos da vida da mulher, desse universo tão vasto e belo que é a nossa sexualidade”.

Veja também  Sítio São Jorge recebe primeira edição do Sine Itinerante no dia 24

O Saia Arrochada foi promovido pela Assessoria Especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, coordenada por Adriana Toledo. Ao final do encontro, ela informou que em maio o evento voltará em nova edição.

 

 

Flávia Farias – Secom Maceió

 

Compartilhe: