Saúde bucal: oficina compartilha experiências exitosas

Promover a troca de experiências exitosas entre as equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município e o aprimoramento do processo de trabalho nas unidades. Com esse objetivo, a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta quarta (04) e quinta-feira (05), a I Oficina Cooperação Horizontal.

Realizada com o apoio do Grupo Cooperação Saúde Bucal Maceió – composto por seis profissionais da área de Odontologia do município e um representante da Gerência de Saúde Bucal da SMS, com a finalidade de assegurar a uniformidade de informações e maior eficiência aos procedimentos da rede pública – a Oficina reuniu dentistas e auxiliares de consultório dentário (ACDs) que estão incluídos no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).

O Programa tem como meta melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população,  por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

dsc02762

“Temos procurado aperfeiçoar o processo de trabalho das equipes e padronizar os instrumentos norteadores utilizados a partir das experiências vivenciadas no atendimento cotidiano das unidades, favorecendo o protagonismo dos sujeitos e o fortalecimento da Atenção Primária, a partir da formação de vínculos  e da interação entre os profissionais. E nessa oficina, a ideia é compartilhar as iniciativas que vêm garantindo bons resultados, expandindo os benefícios dessas ações”, afirmou a odontóloga e técnica da Gerência de Saúde Bucal, Leta Eulina Melo.

A atividade foi desenvolvida em dois dias para que os profissionais de todos os Distritos Sanitários (DS) pudessem participar. Na quarta-feira, foi direcionada aos profissionais do I, VI, VII e VIII DS. Na quinta, foi a vez dos dentistas e ACDs do II, III, IV e V DS.

Veja também  Lojistas e usuários do Shopping Popular participam de aula de zumba

A programação foi iniciada com o acolhimento e teve como primeiro momento um reforço das informações do PMAQ, com Leta Eulina falando sobre o Eixo Transversal de Desenvolvimento e Avaliação Externa. Em seguida, as odontólogas Adriana Calheiros (USF João Sampaio), Ana Luiza Melo (USF Dídimo Otto Kummer, no Benedito Bentes), Maria Tereza Ricci (USF Ouro Preto) e Roberta Solano Silva (USF Edivaldo Silva, em Fernão Velho) – que integram o Grupo Cooperação – compartilharam e debateram as experiências “Acompanhamento da Gestante e do Bebê: captação da gestante até o segundo ano de vida do bebê – Pré-natal odontológico, fichas e cartilhas” e “Acompanhamento do Escolar: ações preventivas – promocionais e curativas”.

dsc02763

Em seguida, a odontóloga Fabrícia Morais (USF Aliomar Lins, no Benedito Bentes) apresentou o Projeto “Cárie Zero”, aplicado no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Heloísa Marinho de Gusmão. E encerrando a manhã, foi feita, pelo Grupo Cooperação, uma explanação sobre o Planejamento das Equipes de Saúde Bucal: organização da agenda ou cronograma mensal contemplando ações preventivas, promocionais e curativas, reuniões de equipe e educação permanente. Além disso, foi apresentada uma “Proposta de Planejamento Anual das Ações em Saúde Bucal”.

Após o almoço, a oficina teve continuidade com a explanação do odontólogo Edson Gomes Laranjeira Filho (USF Caic Benedito Bentes) abordando uma Proposta para Organização das Atividades do Consultório da Unidade de Saúde utilizando o Programa LibreOffice Base, sendo finalizada com o debate em torno da construção da programação de ações a serem desenvolvidas este mês.

Ascom SMS

Compartilhe: