Saúde orienta população para a prevenção de doenças bucais

Em alusão ao dia 25 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional da Saúde Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza no próximo domingo (22) uma ação que vai dar orientações de prevenção e detecção do câncer bucal. A ação será realizada na Rua Fechada, na Praia de Ponta Verde, das 8h às 14h, e conta com a parceria do Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Durante a ação, a população terá acesso ao exame de diagnóstico do câncer bucal e vai receber orientações de como realizar o autoexame bucal. O autoexame pode ajudar na detecção precoce da doença e isso representa maiores chances de cura. O câncer bucal ocorre com mais freqüência em fumantes, idosos – pelo uso da prótese não-adaptada e etilistas.

A ação na praia será comandada pelo Grupo de Prevenção da SMS, formado por dentistas e técnicos em saúde bucal. A gerente de Saúde Bucal, Thaysa Dória Gatto, explicou que a iniciativa pretende chamar a atenção sobre os riscos das doenças bucais e as formas de prevenção. “Além do câncer, existem outras doenças como HPV, mancha branca, entre outros; os profissionais estarão engajados para conscientizar as pessoas e informá-las sobre as formas de prevenir as doenças, orientar sobre a importância da higiene bucal, enfim, levar informações”, explicou Thaysa.

Veja também  Gestor da Sima participa de evento cultural no Jaraguá

Avanços

A Secretaria Municipal de Saúde reestruturou a odontologia, aumentando de 57% para 72% os serviços em um ano. Somente no II Centro de Saúde (I Distrito), são atendidos cerca de 25 pacientes por dia, entre cirurgias, endodontia e radiologia. Na Unidade Referência em Saúde Ib Gatto, são atendidos em média 29 pacientes por dia com os mesmos procedimento, além do atendimento aos pacientes especiais – aqueles que apresentam limitações neurológicas e necessitam de um atendimento especial.

Amanda Vieira – Ascom/SMS

Compartilhe: