Secretário destaca trabalho de recuperação de vias

Os trabalhos para reestruturar o trecho do Mutange onde houve rompimento de galeria de água pluvial estão sendo executados pela Prefeitura de Maceió. Nesta quarta-feira (26), o secretário municipal de Infraestrutura, Ib Brêda, falou sobre a ação e os serviços de recuperação de vias e drenagem durante entrevista ao programa de rádio Pajuçara na Hora.

“O ocorrido no Mutange foi devido a um rompimento de uma galeria de água pluvial que passava justamente embaixo de uma encosta. Quando ela rompeu, começou a levar material, abrindo a cratera na encosta e oferecendo risco para as casas. Fomos notificados na quarta-feira (19) pela Defesa Civil e, na quinta-feira (20), começamos a trabalhar no local, tentando ter acesso ao problema. No sábado, conseguimos achar a tubulação, era um filete de água correndo. No entanto, vieram os novos deslizamentos até que, na madrugada, a água veio com força, tirando o material que estava por cima da tubulação e transbordando tudo”, explica o secretário, que mobilizou toda a equipe no domingo para fazer o trabalho emergencial de contenção da água.

Secretário Ib Brêda tem acompanhando nas ruas o trabalho das equipes operacionais Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Secretário Ib Brêda tem acompanhando nas ruas o trabalho das equipes operacionais. Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Passado o susto do final de semana e com a redução no volume de chuvas, nos últimos dias, as equipes estão desde segunda-feira (24) trabalhando na reestruturação do local. “Estamos fazendo a limpeza das calhas e começamos a fazer o muro de algumas casas, sempre monitorando as chuvas. Ainda precisamos recompor a tubulação. Após a reconstrução da drenagem, vamos recompor a barreira”, informa o gestor. O prazo para a conclusão de todo o serviço depende da ação da chuva.

Veja também  Chuvas: confira pontos interditados na cidade de Maceió

Recuperação de vias e drenagem

Durante a entrevista, o secretário também falou sobre o empenho das equipes de recuperação de vias. Ele informou que diariamente, pelo menos dez caçambas carregadas de asfalto vão para as ruas atender demandas das partes alta e baixa de Maceió. Este é um trabalho contínuo e que depende do tempo seco para ser realizado.

“Estamos sempre monitorando o tempo, mas sempre que a chuva permite, estamos nas ruas. Ontem, saímos com 12 caçambas, realizando esse trabalho de tapa-buraco. É um trabalho árduo, pois a malha viária foi bastante prejudicada. Também estamos fazendo mutirões aos sábados. No último sábado, por exemplo, enviamos toda a estrutura da Seminfra para o Trapiche, para trabalhar em 15 ruas no local. Estamos estudando a possibilidade de realizar mais um mutirão no próximo sábado no Conjunto Joaquim Leão”, anunciou.

Serviços de infraestrutura foram levados em forma de mutirão para o Trapiche (Foto: Pei Fon)

Serviços de infraestrutura foram levados em forma de mutirão para o Trapiche (Foto: Pei Fon)

Outro ponto destacado pelo secretário foram as ações de drenagem, a exemplo do serviço executado, na semana passada, no Tabuleiro, próximo aos Correios, onde havia um ponto de alagamento crônico. “Implantamos três bocas de lobo e uma nova tubulação para acabar com um problema antigo de acúmulo de água. As demandas chegam de todas as partes. Tem sido um trabalho sem fim, mas estamos procurando atender da melhor forma para minimizar os transtornos”, garantiu o secretário.

Suana Nobre / Ascom Seminfra

Compartilhe: