Secretário participa do Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica

O Secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, participou, nessa segunda-feira (30), da cerimônia de abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. O evento reúne técnicos de diversos estados para discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, promovendo a reflexão sobre os avanços e desafios.

O secretário deu as boas-vindas e destacou a importância do evento para melhorar a Assistência Farmacêutica, tão importante para população. “Esperamos que no término desse trabalho possamos encontrar uma maneira democrática, oportuna e eficaz de distribuir cada vez melhor os medicamentos no território nacional, de forma lúcida, clara, objetiva e sobretudo produtiva, porque é isso que clama a sociedade brasileira e alagoana. Ddeixem para sociedade maceioense a experiência de cada um de vocês que certamente tem muito o que contribuir ”, disse Nonô.

whatsapp-image-2017-10-30-at-23-01-15

O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que entregou a nova Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) 2018. Barros destacou que a Rename 2018 tem 1.098 medicamentos, o que representa 26% de aumento, e 2018 ficará disponível online permitindo que a população consulte e saiba a indicação do tratamento adequado, onde pode receber o medicamento e quem é o responsável pelo fornecimento. “A nova Rename traz alguns benefícios, entre eles a transparência para os usuários, uma linguagem mais simplificada e não técnica, trazendo mais clareza e eficiência”, assegurou o ministro. Alguns medicamentos que não constavam na Rename 2017 chegam na nova Relação, entre eles anestésicos, remédio para pacientes com câncer, antimicrobianos, medicamentos para  parto perinatal, nutrição parenteral e antídotos.

Veja também  Controle Interno participa de Encontro Nacional do Conaci

Na abertura, foi lançado o Relatório Assistência Farmacêutica em Pediatria contendo recomendações e estratégias para ampliação da oferta, acesso e uso racional de medicamentos adequados às crianças. O Fórum aborda temas como gestão, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico. O evento traz palestras, mesas redondas e mostra de experiências exitosas, além da II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS.

Amanda Vieira/ Ascom SMS

Compartilhe: