Semana do Bebê: SMS realiza encontro para discutir triagem neonatal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Saúde da Criança, realizou na manhã desta segunda-feira (6), o Encontro de Atualização em Triagem Neonatal. No local estiveram presentes profissionais da saúde que discutiram a importância dos exames preventivos já nos primeiros dias de vida do bebê.

A enfermeira Rejane Ferreira destacou que a conscientização das mães é determinante nesse período tão crucial na vida do recém-nascido. “É importante que todas as mães saibam que a partir do terceiro dia de vida elas devem levar seus filhos a qualquer Unidade de Saúde para fazer o teste do pezinho. É uma pequena gota de sangue que pode prevenir doenças que podem causar sérios problemas a saúde da criança”, afirmou.

Rejane Ferreira - Enfermeira Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Rejane Ferreira – Enfermeira
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O teste do pezinho é um exame simples e rápido. Entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, é coletada uma pequena gota de sangue da criança. O teste feito de forma precoce previne doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

Yana Aline Melo- Coordenadora da Saúde da Criança Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Yana Aline Melo- Coordenadora da Saúde da Criança
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

“Estamos aqui com os profissionais das Unidades de Saúde de Maceió para atualizar as informações sobre a triagem neonatal em tempo hábil, que é de três a cinco dias de vida. É bom que todos saibam da importância do neonatal. É nessa fase que doenças podem ser diagnosticadas e tratadas a tempo”, destacou a Coordenadora da Saúde da Criança, Yana Melo.

Veja também  Flipontal lança programação oficial nesta quarta-feira

Leyvson Gomes/Secom Maceió

Compartilhe: