Semana Maceió Mais Sustentável terá oficina de minijardins

Conhecidos também como minijardins, os terrários são opções versáteis para quem deseja deixar o lar com um toque mais verde. Trata-se de um conceito inovador de floricultura que transforma potes de vidro com plantas em uma peça decorativa indicada, sobretudo, para quem vive em apartamento e tem pouco espaço com sol. Para difundir esta tendência, a Semana Maceió Mais Sustentável realiza nesta sexta-feira (08), às 14 horas, uma oficina prática para ensinar a montar um terrário com suculentas.

A oficina é gratuita e, para participar, basta ir ao espaço montado no Maceió Shopping, em frente à loja Renner, onde ocorrem as atividades do evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds). A técnica será ensinada por Joyce Lima, da Flor de Pedra Jardins, que produz terrários em Maceió. Práticos e de beleza peculiar, os minijardins mostram que, sim, é possível ter uma planta por perto sem a necessidade de uma área ampla para o plantio, de regar constantemente ou mantê-la exposta ao sol.

Terrários podem levar o verde a espaços fechados e sem exposição ao sol, como apartamentos. Foto: Flor de Pedra/ divulgação

Terrários podem levar o verde a espaços fechados e sem exposição ao sol, como apartamentos. Foto: Divulgação/Flor de Pedra

Os benefícios dos terrários vão além da beleza e da expansão do verde: a técnica de floricultura é completamente sustentável. Os terrários utilizam menos água – os minijardins normalmente são feitos com cactos e suculentas, que têm alta resistência e não exigem uma manutenção constante – e podem ser montados em potes de vidro que iriam para o lixo.

Veja também  Secretaria faz ordenamento do Centro nesta sexta feira

Mesa-redonda

Hoje à noite, a programação segue no Maceió Shopping com a mesa-redonda “Preservação da Fauna e da Flora em Alagoas e a ampliação de parques verdes”. O debate terá início às 19 horas e contará com a participação de Fernando Pinto (presidente do Instituto de Proteção ao Meio Ambiente – IPMA), Mário Sarmento (superintendente do Ibama em Alagoas) e Sérgio Leal (diretor-executivo da Organização de Preservação Ambiental – OPA).

Idealizada pela Prefeitura, por meio da Semds, a Semana Maceió Mais Sustentável segue até este domingo (10) e conta com o apoio do Maceió Shopping e em parceria com as empresas Serraria Falcão, Oikos Acabamentos, Ecofazenda Caúna, Restaurante Manga Verde, Assacada Studio Jardim e D’Solare Energia e Inovação.

Confira a programação dos próximos dias:

Sábado, dia 09 de junho
– das 09h às 22h | Feira Orgânica Ecofazenda Caúna | Feirinha Cool Sustentável Do Lado de Cá
– 14h | Exposição e palestra sobre a arte da falcoaria com aves de rapina. Facilitador: Associação Nordeste de Falcoaria (ANF)
– 16h | Exposição e palestra com o Instituto Biota

Domingo| dia 09 de junho
– das 09h às 22h | Feira Orgânica Ecofazenda Caúna | Feirinha Cool Sustentável Do Lado de Cá
– das 13h às 21h | Projeto Planta Maceió – distribuição de mudas de árvores e plantas ornamentais

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Foto: Divulgação/ Flor de Pedra

Compartilhe: