Seminário homenageia profissionais do Serviço Social de Maceió

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu nesta quinta-feira (25) o Seminário Socializando Práticas na Política de Assistência Social. O evento, que ocorreu no Espaço de Convivência da sede da secretaria, teve o objetivo de celebrar o Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio.

A abertura do seminário foi realizada pela secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha. A gestora parabenizou os profissionais do Serviço Social e reconheceu a efetiva colaboração deles na execução da política pública municipal. “Sintam-se valorizados e prestigiados pela passagem do Dia do Assistente Social. O poder público municipal valoriza e reconhece a profissão como elemento primordial para a implantação da política pública de Assistência Social em Maceió”, disse a gestora.

O Seminário contou com a participação de crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semas, com destaque para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado e outros equipamentos sociais.

Os 12 adolescentes do Serviço de Convivência, que fazem parte do Projeto Bombeiro Mirim, mostraram junto a outros jovens das comunidades que integram o território de abrangência do Cras Dom Adelmo Machado as lições aprendidas no processo de formação dos bombeiros, como salvamentos e primeiros socorros. O projeto é desenvolvido também com os adolescentes do Núcleo do Serviço de Convivência do Caic Ufal.

Outra participação especial no evento foi a das crianças do Serviço de Convivência do Cras Cidade Sorriso, que fica no bairro Benedito Bentes. A garotada apresentou uma performance sobre o combate à exploração e ao abuso sexual, chamando a atenção dos participantes para os dois tipos de crimes que devem ser combatidos por toda a sociedade.

Outro destaque na programação do seminário foi a participação do Cras Selma Bandeira, que prestou uma homenagem aos assistentes sociais, com a apresentação de performance que demonstrava o cotidiano de trabalho desses profissionais nos equipamentos sociais da Semas.

Veja também  Comissão acompanha atenção ambulatorial à pessoa com deficiência

Já a técnica que representou o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Santa Lúcia mostrou como é realizado o trabalho dos assistentes sociais no atendimento e acompanhamento do Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, tais como a Liberdade Assistida e a Prestação de Serviços à Comunidade.

Durante todo o evento, foram compartilhadas experiências profissionais construídas ao longo da implantação dos serviços para os usuários da Semas que contam com profissionais não só do Serviço Social, mas de diversas áreas do conhecimento. Todos eles são responsáveis pela implantação da política pública de Assistência Social em Maceió.

Cícero Rogério/Ascom Semas

Compartilhe: