Seminário Juventude em Missão da CNBB é realizado em Maceió

Com a proposta de conter o avanço da violência em Maceió e em várias cidades do Brasil, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio da Arquidiocese de Maceió em parceria com a Prefeitura de Maceió, realizou nesta terça – feira (20), o Seminário: Juventude em Missão do projeto Rota da Vida. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ruth Cardoso e contou com a participação de professores, alunos, jovens, adolescentes, especialistas e autoridades.

Durante todo o dia, temas como educação e segurança foram os assuntos mais debatidos. A programação contou com a realização de mesas redondas protagonizadas por especialistas da área, jovens e autoridades públicas que apresentaram práticas exitosas. O evento que acontece pela primeira vez em Maceió será realizado em mais cinco estados.

Em sua participação a secretária de Educação Ana Dayse Dorea, dividiu a mesa com o Coronel Lima Júnior, Secretário de Estado da Segurança Pública, e com o Padre Walfran Fonseca dos Santos, da Arquidiocese de Maceió. As autoridades trouxeram práticas exitosas, ações que vêm contribuindo para o combate à violência na região.

dsc_0070
Durante sua apresentação no Seminário, a secretária destacou iniciativas positivas, como a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), construção de creches e reformas escolares, lançamentos de publicações que orientam as práticas pedagógicas e parcerias que têm dado certo na promoção de uma educação de qualidade.

“Sabemos que a violência tem crescido bastante, mas estamos aqui para mostrar que muitas coisas já estão sendo feitas. Essa mesa traz experiências exitosas. Não se muda comportamento de um dia pra noite, não se fazem grandes mudanças de uma hora pra outra, são preciso décadas, e para isso é preciso muito investimento, coisa que já estamos fazendo para melhorar a qualidade do ensino e de vida de muitos jovens”, afirma.

Veja também  CSA x Tombense: veja as orientações de trânsito da SMTT

Para a chefe de Gabinete da Prefeitura e Articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos, Juliana Vergetti, é sempre importante debater a temática, uma vez que o tema da campanha da fraternidade de 2018 aborda é “Fraternidade e Superação da Violência”.

“Infelizmente a violência tá crescendo cada vez mais no Brasil como um todo. Para superar, a CNBB, tomou a iniciativa junto com o apoio da arquidiocese, da Unesco e Unicef, e principalmente da Secretaria de Educação do Município, para realizar esse seminário que tem a intenção de estimular a participação dos jovens nesse processo de discussão, mas também de aprendizado”, disse Vergetti.

Ela ressaltou o trabalho da prefeitura de Maceió na Plataforma dos Centros Urbanos – PCU- que vem acontecendo desde 2013, norteando eixos prioritários como o acesso à educação e a melhora do Ideb.
dsc_0081
O padre Walfran Fonseca dos Santos lembrou citou o mapa da violência de 2016, que coloca Maceió como capital campeã em homicídios de jovens por arma de fogo. “Por isso devemos trabalhar juntos com todos os seguimentos da sociedade, para então juntos pensarmos como superar a violência e principalmente a violência contra jovens e adolescentes”, disse.

Ascom Semed/ Janaina Farias

Compartilhe: