Semsc realiza curso de formação para agentes da Guarda Municipal

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), por meio da Coordenação de Ensino e Instrução (CEI), realiza o curso de formação básica para agentes da Guarda Municipal. Com carga horária de 466 horas-aula, o curso terá início nessa terça feira, dia 21 de novembro, e prossegue até 20 de dezembro.

A portaria n° 118, que autoriza a oferta do curso, foi publicada no Diário Oficial de 07 de novembro de 2017 e prevê a participação de 50 agentes da Guarda Municipal de Maceió e 13 da Guarda Municipal da cidade de José de Freitas, no Piauí. O programa será ministrado por instrutores qualificados na área de segurança pública e compreende a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

A matriz está distribuída em cinco módulos que serão vistos pelos alunos, são eles: Papel da Guarda Municipal e a Gestão Integrada da Segurança Pública em Nível Municipal; Apropriação do Espaço Público; Estrutura e Conjuntura para a Prática da Cidadania; Comunicação e Gerenciamento da Informação; e Relações e Condições de Trabalho nas Guardas Municipais.

O coordenador da CEI, Adriano Moreira, é militar da reserva do Exército Brasileiro e lembra que o departamento foi criado por meio do decreto municipal nº 8.379 de 31 de janeiro de 2017. Ele esclarece que, entre as funções dessa coordenação estão a formação e preparo dos agentes da Semscs e de outras secretarias, de Maceió ou outras localidades, para os serviços de segurança e fiscalização, promovendo seu aperfeiçoamento. “Por isso, estamos com mais esse curso, é importante desenvolver atividades que contribuam para o aprendizado e formação do agente”, afirma.

Veja também  Na Defesa Civil, Rui Palmeira acompanha trabalhos da força-tarefa

Segundo o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, “o curso aborda temas básicos, considerados indispensáveis à formação dos agentes da Guarda Municipal no desempenho de suas funções. Esse curso significa mais um avanço na qualificação e valorização da corporação”, ressalta.

As aulas serão ministradas, das 8h às 20h, no auditório da Guarda Municipal de Maceió, localizada à Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, bairro do Vergel do Lago.

O programa do curso está de acordo com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça

O programa do curso está de acordo com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça

Ascom Semscs

Compartilhe: