Servidores administrativos são capacitados para auxiliar farmacêuticos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, por meio da Coordenação Geral de Farmácia e Bioquímica, uma capacitação na área da assistência farmacêutica direcionada aos assistentes administrativos que atuam nas farmácias das unidades de saúde do município. A ação tem como objetivo qualificar esses profissionais para que eles possam auxiliar os farmacêuticos no atendimento à população.

Na capacitação, ministrada pelas farmacêuticas Cláudia Aires (que atua na Unidade Docente Assistencial Dr. José Lages, na Unit) e Mirella Quirino (da USF José Maria Vasconcelos Neto, no São Jorge), foram abordadas questões como Normas Legais do Município para a Assistência Farmacêutica, orientações para a dispensação de medicamentos e informações sobre o Sistema Hórus (utilizado em todo o país para o controle de medicamentos na assistência farmacêutica da rede pública de saúde), entre outros assuntos.

capacitacao-para-administrativos-3

“A finalidade dessa capacitação é possibilitar que o assistente administrativo que atua no setor de farmácia de uma das 65 unidades com esse serviço esteja preparado para auxiliar o farmacêutico, garantindo uma melhor assistência à população nessa área”, afirmou Cláudia Aires.

Na atividade, também foi distribuído um fardamento (camisas polo) confeccionado especialmente para os servidores que trabalham nos setores de farmácia para que haja uma melhor identificação desse funcionário pelos usuários da unidade, de modo a evitar que esses servidores sejam deslocados para outros setores.

Veja também  Prefeitos do interior de São Paulo conhecem sistema de iluminação de Maceió

capacitacao-para-administrativos-17-nova

“Estamos buscando sensibilizar a direção das unidades em relação a essa rotatividade, para que não seja desperdiçado todo o investimento que é feito pela Coordenação na preparação desse funcionário com o deslocamento para outras áreas de atendimento na unidade, o que acaba causando prejuízos à assistência prestada ao usuário”, reforça a farmacêutica.

Ascom SMS

Compartilhe: