Servidores realizam ação de orientação no Maceió Rosa

Na manhã desta terça-feira (03), servidores da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) iniciaram suas atividades com uma ação de mobilização no Maceió Rosa, campanha da Prefeitura de Maceió de combate ao câncer de mama.

Com os broches de cor rosa, os servidores se reuniram na parte térrea do prédio para lembrar como é importante falar sobre o assunto e logo após, seguiram para o auditório da Secretaria Municipal de Economia (Semec) onde ocorreram palestras didáticas ministradas pelas profissionais da Casa Rosa, instituição de acolhimento ao paciente acometido pela doença.

Aline Malta falou sobre a importância de fazer o autoexame, prevenção, tratamento e sobre os exames fornecidos pela Casa Rosa, entre eles a mamografia e a ultrassonografia. “A doença não escolhe classe social, idade, cor ou gênero, a prevenção é um cuidado que cabe a todos”, ressaltou. A facilitadora disse ainda que mesmo com o número muito pequeno, o câncer de mama pode sim aparecer em homens e que eles também precisam ter esta atenção.

Em seguida, a presidente da instituição Myrtha Jeane, falou sobre sua história de vida e experiência com a doença. Ela esclareceu vários pontos e dúvidas das servidoras presentes. A presidente enfatizou a necessidade de levar as informações às mulheres. “Precisamos desmistificar a ligação do câncer com a morte. Isto não existe. O que existe é a busca diária pela vida e para isso precisamos nos cuidar”, reforçou.

Veja também  Secretaria de Economia oferta serviços nas centrais Já e internet

 

A programação encerrou com a palestra de Tereza Olegário, servidora da Semas, explicando sobre o empoderamento da mulher, além da oficina de turbante. “Ter conhecimento sobre a temática do câncer de mama é de extrema necessidade visto que tais informações objetivam prevenir, dirimir dúvidas, desmistificar e encaminhar, buscando assim a melhor dinâmica para o enfrentamento da doença” completou a psicóloga do Núcleo de Acolhimento ao Servidor da Semge, Marileide Silva.

 

A Casa Rosa é uma entidade filantrópica que, além do calendário de palestras, oferta também exames, apoio aos pacientes e conta com uma equipe médica de ginecologista, fisioterapeuta e psicóloga.

Ascom Semge

Compartilhe: